AGENDA SOCIAL

Live abordará desafios da mulher negra pesquisadora no Brasil

Evento celebra Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e o Dia da Ciência e do Pesquisador Científico

Dentro da programação da Agenda Social do mês de julho, acontece no próximo dia 25 a live "Os desafios de ser uma mulher negra pesquisadora no Brasil". O objetivo é celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, contando para isso com a participação de professoras e técnicas da FURG que realizam e participam de projetos de pesquisas de relevância para a comunidade acadêmica. O evento inicia às 14h, no canal da FURG no YouTube

Notícias Relacionadas

A proposta da live é saber sobre as atuações dessas mulheres enquanto pesquisadoras e sobre quais são as suas perspectivas para o seu campo de pesquisa, bem como abordar questões relacionadas aos desafios de ser mulher, negra e pesquisadora no Brasil.

A live contará com cinco participantes, uma mediadora e quatro convidadas para a discussão do tema, representando os quatro campi da FURG.

A mediação ficará a cargo de Elina Rodrigues de Oliveira, técnica em Assuntos Educacionais da Caid, mestra em Educação e graduada em Licenciatura em Educação Física e Ciências Econômicas pela FURG.

Representando o campus São Lourenço do Sul estará Juliana Soares, mulher negra do Kilombo Coxilha Negra, militante do Movimento de Consciência Negra Kizumbi e Grupo de Mulheres Negras Mene; é licenciada em Educação do Campo pela FURG e mestra em Educação pela mesma instituição.

A professora Clediane Nascimento Santos, do campus Santa Vitória do Palmar, é doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), formada em Turismo pela mesma instituição e atua como docente nos cursos de Hotelaria, Turismo e Tecnologia em Eventos, do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (Ichi/FURG).

O campus Santo Antônio da Patrulha será representado pela TAE Marcia Victoria Silveira, doutora em Química pela FURG, mestra em Química Tecnológica e Ambiental na FURG e graduada em Química Licenciatura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Atualmente, é docente substituta do IFRS e técnica em laboratório/química da FURG.

Pelo campus Rio Grande, a representante é a professora Vânia Rodrigues de Lima, doutora em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e professora associada na FURG; é coordenadora do projeto de extensão Gurias na Ciência desde 2022, que tange à representatividade feminina, divulgação científica e inserção social a partir do Programa de Pós-graduação em Química Tecnológica e Ambiental, onde atua há 13 anos.

 

Card