Dentro da programação da Agenda Social do mês de julho, acontece no próximo dia 25 a live "Os desafios de ser uma mulher negra pesquisadora no Brasil". O objetivo é celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, contando para isso com a participação de professoras e técnicas da FURG que realizam e participam de projetos de pesquisas de relevância para a comunidade acadêmica. O evento inicia às 14h, no canal da FURG no YouTube.
Pesquisa da FURG indica poluição do ar como fator relevante na mortalidade por câncer de pulmão no Brasil
Primeira edição de especialização do ICB é concluída com nove trabalhos apresentados
FURG é uma das universidades selecionadas no edital do Programa Acelera NIT do Brasil
A proposta da live é saber sobre as atuações dessas mulheres enquanto pesquisadoras e sobre quais são as suas perspectivas para o seu campo de pesquisa, bem como abordar questões relacionadas aos desafios de ser mulher, negra e pesquisadora no Brasil.
A live contará com cinco participantes, uma mediadora e quatro convidadas para a discussão do tema, representando os quatro campi da FURG.
A mediação ficará a cargo de Elina Rodrigues de Oliveira, técnica em Assuntos Educacionais da Caid, mestra em Educação e graduada em Licenciatura em Educação Física e Ciências Econômicas pela FURG.
Representando o campus São Lourenço do Sul estará Juliana Soares, mulher negra do Kilombo Coxilha Negra, militante do Movimento de Consciência Negra Kizumbi e Grupo de Mulheres Negras Mene; é licenciada em Educação do Campo pela FURG e mestra em Educação pela mesma instituição.
A professora Clediane Nascimento Santos, do campus Santa Vitória do Palmar, é doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), formada em Turismo pela mesma instituição e atua como docente nos cursos de Hotelaria, Turismo e Tecnologia em Eventos, do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (Ichi/FURG).
O campus Santo Antônio da Patrulha será representado pela TAE Marcia Victoria Silveira, doutora em Química pela FURG, mestra em Química Tecnológica e Ambiental na FURG e graduada em Química Licenciatura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Atualmente, é docente substituta do IFRS e técnica em laboratório/química da FURG.
Pelo campus Rio Grande, a representante é a professora Vânia Rodrigues de Lima, doutora em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e professora associada na FURG; é coordenadora do projeto de extensão Gurias na Ciência desde 2022, que tange à representatividade feminina, divulgação científica e inserção social a partir do Programa de Pós-graduação em Química Tecnológica e Ambiental, onde atua há 13 anos.