DESENVOLVIMENTO

ITec completou três anos neste último domingo, 30

Atualmente, a unidade assinou seu recredenciamento junto à Embrapii

Neste último domingo, 30, a unidade iTec/FURG – Centro de Robótica e Ciência de Dados -, completou três anos de existência. O grupo é composto por uma robusta equipe de pesquisadores e professores de diversas áreas e mais de 50 estudantes de graduação e pós-graduação, operando – atualmente -, em 18 projetos contratados. O foco da equipe está no desenvolvimento de inovação tecnológica voltada para sistemas robóticos e automação.

Notícias Relacionadas
Um pouco da trajetória da equipe

Surgindo a partir do amadurecimento de grupos de pesquisa na universidade, com experiência acumulada de mais de 20 anos trabalhando com Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), o iTec é uma unidade que visa estabelecer relações práticas entra a academia e o setor industrial, reunindo uma série de pesquisadores, professores e estudantes de diversos grupos de pesquisa e laboratórios que se uniram com a criação do Parque Tecnológico da FURG (Oceantec), resultando no foco em áreas como: Sistemas Robóticos e Automação; Modelos Computacionais; e Sensores.

Em sua essência, o iTec busca fomentar a aproximação entre o conhecimento gerado na universidade com as demandas reais da sociedade e, principalmente, do setor industrial. O centro agrega um dos principais grupos de Robótica Inteligente do país; e, por sua competência em Ciência de Dados, é também embaixador brasileiro do Deep Learning NVIDIA Institute, onde protagoniza no Brasil o desenvolvimento de soluções envolvendo aprendizado de máquina (machine learning).

Em seu catálogo de projetos, compila parcerias firmadas com inúmeras empresas do cenário regional e nacional. Soluções em visão, IoT e robótica para sistemas móveis autônomos, rastreio de insumos, acompanhamento da produção, manutenção inteligente e customização de processos com a geração de protótipos, produtos e patentes para o setor produtivo.

O iTec/FURG foi credenciado junto à Embrapii em maio de 2020, reunindo mais de 100 colaboradores ativos e 38 professores da FURG. O centro é composto principalmente por docentes do Centro de Ciências Computacionais (C3) e da Escola de Engenharia (EE), mas também abriga projetos e docentes de outras áreas do conhecimento, com aderência à inovação tecnológica.

No início de julho de 2023, a unidade assinou o termo aditivo de recredenciamento da Embrapii; o documento renova o vínculo entre as instituições até 2026, e, também, reajusta o montante financeiro repassado para contratação de projetos.

Infraestrutura

Situada dentro do Oceantec, o iTec é composto por nove laboratórios, contando com frotas de robôs móveis terrestres e subaquáticos, captura de movimentos, visão computacional e geoinformação.

Outros laboratórios compreendem Percepção Inteligente; Prototipação e Manufatura Avançada; Captura de Movimentos na Indústria 4.0; Indústria 4.0 – Superfícies e Soldagem; Automação Robótica Inteligente; Gerenciamento de Informações; e Tecnologia de Geoinformação.

O iTec também é laboratório cadastrado na Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), além de estar associado ao Programa de Formação de Recursos Humanos da agência para formação em computação e automação para o setor de óleo, gás e energia. A unidade soma esforços, ainda, no desenvolvimento de Capacitação 4.0, com programa de capacitação contínua na área de Soft Skills.