EMPREENDEDORISMO

FURG recebeu o troféu Empreendedorismo Zona Sul na noite desta terça-feira, 21

Evento aconteceu em Pelotas e premiou 22 ações empreendedoras na região sul do estado

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom

 Na noite desta terça-feira, 21, a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), reuniu lideranças políticas e empresários da região para homenagear ações empreendedoras de destaque com o troféu Empreendedorismo na Zona Sul. A FURG, por sua vez, foi homenageada por indicação do prefeito municipal Fábio Branco, considerando seu importante grau de representatividade na área, incluindo o recente título de universidade mais empreendedora do estado.

Notícias Relacionadas
O evento aconteceu no auditório do Sicredi, em Pelotas, e foi realizado em formato hibrido, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Azonasul – acesse clicando aqui -, e com mais de 150 pessoas reunidas in loco. Junto com a FURG, outras 21 ações empreendedoras foram destacadas durante a noite.

Em nome da universidade, o reitor Danilo Giroldo recebeu o troféu e discursou sobre os desafios em promover e construir ações de inovação e empreendedorismo dentro da academia, visando suprir demandas reais da sociedade e, assim, cumprindo o papel social de transformar conhecimento em prol do bem estar da comunidade e do território onde se insere. “Esta é uma noite muito bela, estou pessoalmente muito emocionado por receber esta homenagem e poder falar em nome de todos os 22 homenageados. É uma honra figurar entre essas pessoas, grandes lutadores no desenvolvimento do nosso território, da nossa zona sul”, destacou o gestor.

Durante sua fala, o professor ressaltou a importância da união dos temas inovação e empreendedorismo na superação dos desafios presentes na sociedade. “Empreendedorismo não é necessariamente um trabalho empresarial, mas sim uma atitude que precisa sempre estar associada à superação dos desafios encontrados tanto no meio público quanto privado. E falar em superar desafios é falar em inovação. Para isso é preciso aplicar o conhecimento; seja tácito, seja científico, para promover soluções”, pontuou Giroldo.

Ainda durante seu discurso, o reitor aproveitou para agradecer a indicação, colocando a universidade à disposição dos desafios e demandas da sociedade. “O prefeito, quando faz sua indicação e nos inclui como exemplo de atividades empreendedoras, passa um recado muito importante, de que é fundamental a articulação entre os atores de um território. A universidade tem excelência no ensino, na pesquisa e na extensão; mas a inovação e empreendedorismo só se fazem com parcerias. Os senhores e as senhoras podem sempre confiar nas universidades, pois estamos todos à disposição para colocar a capacidade instalada a serviço das demandas da sociedade”, concluiu Giroldo.

Outros homenageados

Seguindo as indicações dos demais prefeitos da zona sul, os demais homenageados, por município, foram: Posto Boa Viagem (Amaral Ferrador); Bella Gema Avicultura Postura (Arroio do Padre); Complexo do Orelha (Arroio Grande); Sacolão Supermercados (Candiota); Grupo Fita Azul (Canguçu); Damaceno Implementos Agrícolas (Capão do Leão); Posto do Alemão (Cerrito); Restaurante Habibi (Chuí); Supermercado Casarão (Herval); Padaria Pane Mio (Jaguarão); Indústria de Conservas Geraldo Bertoldi (Morro Redondo); Estância Santa Maria (Pedras Altas); Matadouro Esquilador (Pedro Osório); Instituto Ipo (Pelotas); Estância Guarda Velha (Pinheiro Machado); Corpore Sano Esporte Clube (Piratini); Armazém 1123 (Santa Vitória do Palmar);  Klain Calçados e Confecções (Santana da Boa Vista); Supermercados Jepsen (São Lourenço do Sul); e Café Harter (Turuçu).

 

Galeria

FURG foi homenageada com o Troféu Empreendedorismo Zona Sul na noite desta terça-feira, 21

Hiago Reisdoerfer/Secom