A FURG recebeu comunicado da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) sobre a aprovação integral de dois projetos para suporte às atividades de pesquisa, apresentados em 2022. A proposta foi coordenada pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), tendo como coparticipes a Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande (Faurg) e a Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Secirm).
Experimentando a Física: projeto da FURG desperta interesse científico em alunos da educação básica em Santo Antônio da Patrulha
FURG coordena estudos de projeto internacional envolvendo Economia Azul
Pesquisa busca participantes voluntários que apresentem dor no joelho
Das duas propostas submetidas, a primeira foi uma encomenda da Secretaria de Pesquisa e Formação Científica, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), para apoio à infraestrutura de pesquisa científica, tecnológica e em inovação desenvolvida na Antártica. Na ocasião, foi solicitado cerca de R$ 5 milhões em serviços e equipamentos, com o objetivo de melhor capacitar os laboratórios de pesquisa do Navio Polar Almirante Maximiano (H-41) e da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF).
O segundo projeto aprovado foi dentro da Chamada Pública (MCTI/Finep), do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) /Ação Transversal – SOS Equipamentos 2021 AV 02, para manutenção corretiva de equipamentos multiusuários que estejam parcial ou totalmente inoperantes. A Propesp solicitou cerca de 500 mil reais em serviços e peças para o equipamento de Cromatografia Líquida acoplado ao Espectrômetro de Massas em Série LC-MS/MS, instalado no Laboratório de Análise de Compostos Orgânicos e Metais (Lacom) da Escola de Química e Alimentos e para o Microscópio Confocal Invertido à Laser do Centro de Microscopia Eletrônica do Sul (Ceme-Sul ).
Ambos os equipamentos são de grande porte e de alto poder resolutivo, estando incluídos no Programa de Compartilhamento de Equipamentos Multiusuários (Procem/FURG) e disponíveis para utilização por pesquisadores da FURG, de outras instituições e empresas.
Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Eduardo Secchi, a aprovação integral destes editais demonstra a qualificação contínua e consolidação das estratégias adotadas pela FURG na construção de projetos institucionais encaminhados à Finep. “Destaca-se nestas estratégias, o alinhamento das propostas ao Procem/FURG, o qual demonstra à agência de fomento que os equipamentos de caráter multiusuário são, de fato, de uso amplo e passam por procedimentos de agendamento e gestão coordenados por um comitê técnico-científico”.
Saiba mais
A Finep é uma empresa pública vinculada ao MCTI e exerce a função de secretaria-executiva do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Criado em 1969, o fundo de natureza contábil e financeira tem como objetivo financiar a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico, com vistas a promover o desenvolvimento econômico e social do país.
A Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Secirm) tem como propósito assessorar o Comandante da Marinha e Coordenador da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Cirm), na execução das atividades pertinentes aos encargos técnicos e administrativos da referida Comissão. Cabe à Secirm atuar como elemento coordenador e articulador na implementação das deliberações da Cirm, procurando fomentar pesquisas, difundir o conhecimento científico, realizar a manutenção e ocupação de áreas de interesse nacional e orientar a exploração sustentável dos recursos vivos e não vivos na Amazônia Azul e na Antártica.
O Programa de Compartilhamento de Equipamentos Multiusuários da FURG (Procem) tem como objetivo normatizar a utilização compartilhada de equipamentos multiusuários cuja carga patrimonial seja lotada na Propesp. Definem-se como multiusuários aqueles equipamentos que, a critério do Comitê Gestor do Procem, sejam adequados para suportar a demanda gerada por diversos pesquisadores, bem como os equipamentos adquiridos através de propostas institucionais.