DESTAQUE

FURG amplia número de Pesquisadores no CNPq

Aumento de bolsas é um indicador da qualificação e visibilidade dos pesquisadores da universidade

Anualmente o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) concede bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e em Desenvolvimento Tecnológico (DT), aos pesquisadores com elevado desempenho em suas áreas de atuação. Essas bolsas são destinadas aos pesquisadores que se destacam entre seus pares, segundo critérios normativos, estabelecidos pelo CNPq, e específicos, estabelecidos pelos Comitês de Assessoramento (CAs) do CNPq.

Notícias Relacionadas
Em um comparativo entre os últimos anos, se observa um salto no quantitativo de docentes contemplados, que passou de 75, entre os anos de 2020 e 2021, para 83 em 2022. Este aumento de 10,6% (8 bolsas) na lista de bolsista PQ e DT da FURG é mais um forte indicador do aumento continuado na qualificação e visibilidade dos pesquisadores da instituição, mesmo diante de um cenário de restrições de recursos destinados para a pesquisa.

Esse aumento da qualificação e visibilidade da pesquisa da FURG também foi demonstrado pelo salto na produção científica indexada, que mais que dobrou de 2015 para cá, e que possui tendência de crescimento anual superior a 10%.

A Diretoria de Pesquisa (Dipesq) vem trabalhando em ações de estímulo e orientações junto aos pesquisadores, visando fortalecer a pesquisa da FURG. Em 2021, logo antes do prazo para envio das propostas ao edital de Bolsas de Produtividade, a Dipesq elaborou e divulgou material para auxiliar os pesquisadores da FURG na submissão de seus projetos, em formato de dicas textual e em vídeo. Este material está disponível para consulta no site da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) e possui dicas relevantes para submissão de propostas e projetos para os mais diversos órgãos de fomento.