A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) realiza regulamente o acompanhamento de sua produção científica. Afinal, este é um papel fundamental de uma universidade pública: gerar conhecimento para o avanço das ciências, em todas as áreas, contribuindo para o desenvolvimento e para a melhoria na qualidade da vida das pessoas no território, no país e no mundo. Portanto, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia nada mais justo que apresentar alguns resultados desse levantamento.
Parceria promove redução de impactos ambientais em Rio Grande
FURG integra novo ciclo do projeto Mais Ciência na Escola
FURG participa de reunião do Ministério da Igualdade Racial (MIR)
Recentemente, a Diretoria de Pesquisa (Dipesq) da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) fez uma avaliação da produção científica indexada, isto é, aquela que passa por um controle de averiguação quanto à qualidade das revistas e refere-se àquelas revistas bem estabelecidas e com o devido controle e rigor para a publicação dos resultados de pesquisas, seguindo critérios internacionais rigorosos. Dentre os indexadores de publicações, a FURG utiliza o Web of Science™, da Clarivate Analytics, para acompanhamento regular, conforme mostrado no gráfico anexado logo abaixo.
Esta análise gráfica demonstra que a FURG deu um salto em sua produção a partir de 2015, o que se deve à qualificação do quadro de pesquisadores e pesquisadoras, e à ampliação da universidade. Desde então, a universidade dobrou sua produção indexada. A tendência de crescimento anual na produção é de 11,4%, o que demonstra claramente o aumento continuado na produção qualificada, com visibilidade internacional, nas mais diversas áreas do conhecimento.
Esta mesma análise, aplicada nos anos recentes, também mostra que a pandemia de Covid-19 não impediu que os pesquisadores e pesquisadoras da FURG mantivessem uma taxa crescente na sua produção científica qualificada. Certamente a pandemia tem afetado as atividades científicas de diversas formas, em especial dificultando o acesso aos laboratórios ou ao campo, bem como os contatos presenciais, a interação mais forte entre colegas e discentes, mas não impediu que dados fossem obtidos de outras formas, por exemplo, a partir de estudos teóricos ou de análises preditivas, bem como a divulgação de estudos anteriores que aguardavam a oportunidade para serem finalizados e divulgados através de publicação. Mesmo em tempos difíceis e em trabalho predominantemente remoto, servidores e discentes da FURG mantém seu compromisso social.
Confira no arquivo abaixo o gráfico da produção científica indexada da universidade, em número de artigos publicados por pesquisadores (professores, técnicos e estudantes de todos os níveis) entre 2014 e 2021.