PARCERIA INTERNACIONAL

Estudantes canadenses participam de curso de fisiologia animal na FURG

Atividade incluiu saída a campo e é resultado de convênio com a Concordia University of Edmonton (CUE)

Foto: Divulgação

Onze estudantes canadenses estiveram na FURG neste ano para participar da segunda edição do curso “Comparative Animal Physiology”. O curso é resultado de uma parceria do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) com a Concordia University of Edmonton (CUE), instituição com a qual a FURG mantém convênio.

Notícias Relacionadas

Além do curso, coordenado pelas professoras Camila Martins e Marta Souza, o grupo fez uma saída de campo, intitulada “Coastal Ecosystems in Extreme Southern Brazil: Ecology, driving processes andbiodiversity”. A visita foi coordenada pela professora Samantha Eslava Martins e incluiu como destinos a Reserva Ecológica do Taim e também a Praia da Capilha.

No curso, os alunos canadenses estudaram aspectos fisiológicos de organismos marinhos, através da experimentação animal. Já na saída de campo, aprenderam sobre os ambientes costeiros da região sul do Brasil.

Durante as atividades científicas, os estudantes tiveram contato direto com pós-graduandos dos programas de pós-graduação em Ciências Fisiológicas e em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais, o que proporcionou assim a troca de experiência e vivência entre estudantes com diferentes realidades.

O professor Xin Chen, da CUE, que acompanhou os estudantes canadenses ao Brasil, afirma que a escolha por vir à FURG se deu por dois motivos, um deles a parceria colaborativa entre as duas instituições, e o segundo, os diversos ecossistemas, terrestres, aquáticos e marinhos presentes em Rio Grande. Ele avalia como excelente a oportunidade para o grupo estudar animais marinhos e observar a fauna e a flora da região, especialmente por ser muito diferente e também mais diversa em relação ao Canadá. Ainda, para o professor, a visita a FURG deve ajudar a desenvolver uma colaboração ainda mais próxima entre nossas duas instituições. 

 

Galeria

Estudantes canadenses participam de curso na FURG e saída a campo

Divulgação