Nesta segunda-feira (8), é celebrado o Dia Nacional da Ciência e o Dia do Pesquisador Científico. A primeira data foi sancionada em 2001, pela Lei nº 10.221; e a segunda, em 2008, através da Lei nº 11.807. Ambas homenageiam o dia da criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 8 de julho de 1948. A data tem como objetivo chamar a atenção para a produção científica do país, estimular o gosto dos jovens pela ciência e divulgar o saber científico para a sociedade. A importância da ciência e do pesquisador nunca ficou tão evidenciada quanto nos últimos anos, durante a pandemia de Covid-19. Foi graças ao esforço dos pesquisadores e aos avanços acumulados pela ciência nas décadas anteriores que foi possível o desenvolvimento de vacinas em tempo recorde para a prevenção da doença e também de medicamentos eficazes para tratar a infecção.
FURG participa de seminário sobre papel da ciência no enfrentamento ao desastre de 2024 no RS
Professor do C3 recebe prêmio em meio ao Congresso Brasileiro de Automática
Furg sedia curso experimental em radiações solares para estudantes do ensino médio
O Brasil é um país que conta com grandes cientistas em diversas áreas e, por isso, tem dado contribuições significativas ao desenvolvimento científico mundial, destacando-se no meio científico internacional sendo responsável por 13% de tudo o que é pesquisado no mundo. No entanto, nem tudo é aplicado e o país aparece em 69º lugar no ranking de inovação mundial (Índice Global de Inovação). De acordo com a Academia Brasileira de Ciências, mais de 95% da produção científica brasileira são realizadas em universidades públicas. As ciências têm várias classificações, como as humanas, as exatas e as sociais, por exemplo. Na prática, tudo o que se estuda em uma faculdade é um exemplo de ciência.
Segundo a professora Elisa Helena Fernandes, do Instituto de Oceanografia da FURG (IO) e integrante do Comitê de Avaliação e Prognóstico de Eventos Extremos da universidade, a ciência está presente o tempo todo no nosso cotidiano (quando acordarmos, nos alimentamos, nos deslocamos), e ao longo das décadas vem proporcionando avanços fundamentais para a sociedade, como por exemplo o tear mecânico, as máquinas a vapor, os medicamentos, as vacinas, os avanços tecnológicos e tantos outros. "O trágico evento de enchente de maio de 2024 demonstrou claramente a importância da ciência desenvolvida nas universidades para o enfrentamento dos eventos climáticos extremos, e hoje em dia, vêm norteando as decisões de reconstrução do RS em nível federal e estadual. Também ficou claro, entretanto, que precisamos evoluir na forma de nos comunicarmos com a sociedade", afirma.
- VALORIZAÇÃO
Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico é celebrado nesta segunda-feira, 8
Data homenageia a criação da Sociedade Brasileira para o Progresso de Ciência (SBPC)
Notícias Relacionadas