A professora, cientista e pesquisadora Dinalva Sales, do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), foi uma das personalidades selecionadas pela Agência Espacial Brasileira (AEB) para receber a Menção de Honra pelo Mérito Espacial da autarquia.
Pesquisa da FURG indica poluição do ar como fator relevante na mortalidade por câncer de pulmão no Brasil
Primeira edição de especialização do ICB é concluída com nove trabalhos apresentados
FURG é uma das universidades selecionadas no edital do Programa Acelera NIT do Brasil
A honraria se dá em razão dos reconhecidos e relevantes serviços prestados pela professora às atividades espaciais, em especial no campo da Astronomia. A cerimônia acontece no dia 12 de fevereiro, em Brasília, na sede da agência vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Natural do município de Barras/PI, Dinalva Sales é graduada em Matemática e mestre em Física e Astronomia pela Universidade do Vale do Paraíba (Univap), e doutora em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Foi Nasa Postdoctoral Fellow no Rochester Institute of Technology (RIT) em 2012/2013, e pós-doutoranda da Fapergs/Capes na linha de fomento a Bolsas Especiais Institucionais.
Recentemente, Dinalva tomou posse como diretora de Pesquisa na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) da FURG.
A professora possui publicações em diversas revistas de renome, onde apresentou resultados pioneiros no estudo de galáxias, como a observação de moléculas orgânicas formadas ao longo da evolução do universo, próximas de buracos negros. Também colabora com o Exactum, grupo da FURG que realizou a modelagem matemática e física da pandemia de Covid-19 no Rio Grande do Sul.
A pesquisadora atua ainda em inovação tecnológica, sendo fundadora e diretora científica da empresa Inoventer, voltada ao monitoramento ambiental - sua equipe multidisciplinar está empenhada em colocar o conhecimento técnico-científico da academia a serviço da sociedade por meio de projetos de ensino, pesquisa, extensão, gestão e tecnologia.
A Menção de Honra da AEB é constituída de diploma expedido pelo presidente da agência, acompanhado da respectiva medalha. Este ano, é conferida por ocasião da celebração do 30º aniversário da autarquia.
“Sempre tive uma veia interdisciplinar, vendo a astronomia como um grande laboratório que centraliza todas as outras ciências básicas, e que pode ajudar a encontrar soluções para os grandes problemas da sociedade”, afirma a pesquisadora da FURG.
O reconhecimento nacional não é novidade na trajetória da pesquisadora: em 2021, ela foi vencedora do Prêmio Carolina Nemes para físicas em início de carreira. O prêmio foi criado pela Sociedade Brasileira de Física e seu Grupo de Trabalho para Questões de Gênero, visando reconhecer as contribuições femininas para o desenvolvimento da física brasileira, bem como contribuir para diminuir a visível assimetria de gênero na Física.
Sobre a AEB
A Agência Espacial Brasileira é a autarquia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação responsável pelo programa espacial do Brasil. Ela opera um espaçoporto em Alcântara/MA, e uma base de lançamento espacial na Barreira do Inferno, Rio Grande do Norte. A agência deu ao país um papel de destaque no setor aeroespacial na América do Sul e tecnicamente fez do Brasil um parceiro do projeto da Estação Espacial Internacional (EEI). Anteriormente, o programa espacial esteve sob o controle dos militares brasileiros; ele foi transferido para o controle civil em 1994.