INCLUSÃO

Alunos de Engenharia Mecânica Empresarial transitam pelo campus com olhos vendados

Ação integra o projeto Desafio Criativo, que busca sensibilizar os acadêmicos para as demandas sociais de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência

Estudantes do curso de Engenharia Mecânica Empresarial da FURG participarão, na próxima noite do dia 8 de junho, de uma caminhada guiada pelo campus Carreiros, tendo assim dificuldades como olhos vendados e confiando nas orientações de um guia e no próprio tato.

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Durante 30 minutos, o grupo irá percorrer, com os olhos cobertos, ou óculos especiais que perturbam a visão simulando pessoas com graves condições de visão, ou com muletas ou cadeira de rodas, o trajeto entre a sala de aula e o Centro de Convivências. O objetivo é sensibilizar e demonstrar aos/às alunos/as as dificuldades encontradas por pessoas com necessidades especiais para o deslocamento no cotidiano universitário, a fim de qualificar os/as engenheiros/as para atuação profissional futura em consonância com tais demandas.

A ação contará com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades (Comdes), Coordenação de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidade (Caid/FURG) e do Núcleo de Estudos e Ações Inclusivas (Neai/Furg), além do patrocínio da Ótica Visual, que desenvolveu os óculos especiais para a prática.

A iniciativa e coordenação do projeto são do professor Lauro Witt, chefe do Laboratório de Criatividade (Lace) e do Laboratório de Protótipos (Lamp), que servem de apoio para as atividades da Escola de Engenharia. "O projeto Desafio Criativo existe desde 2002 e já trabalhou com agricultura familiar, sustentabilidade, etc; recentemente focamos para atender demandas de pessoas com necessidades especiais, que chegam de forma crescente no universo acadêmico, e a sociedade requer novas tecnologias para a sua acessibilidade e inclusão. Exercitamos assim o pensar em engenharia afinado com a consciência cidadã e a solidariedade", afirma o professor.

Assim, ao longo do semestre letivo, os/as alunos/as irão desenvolver, em duplas, projetos conceituais baseados em conhecimentos elementares de Engenharia Mecânica que venham atender de forma simples - custo reduzido, utilizando materiais e ferramentas de fácil acesso, mão de obra tradicional - demandas de pessoas com necessidades especiais. Ao final do semestre letivo as propostas serão apresentadas em um Seminário, quando deve ser viabilizada a execução dos projetos detalhados e construção de protótipos das melhores propostas. A validação que ocorrerá com a construção efetiva deve ser possível devido à mobilização e apoio de estruturas e laboratórios da FURG, e patrocínio da comunidade, que está sendo alinhavado. "Aguardamos assim que surjam propostas criativas e eficientes, sendo mais uma contribuição da FURG para construção de uma sociedade mais acessível e humanizada", completa o professor Witt.