CENTRO DE CIÊNCIAS COMPUTACIONAIS

Acadêmicos de curso binacional são premiados no Chile

Projeto utiliza técnicas de inteligência artificial no auxílio a pessoas com deficiência

Foto: Divulgação
Curso foi iniciado em 2019, através de convênio com a Universidade Tecnológica do Uruguai

Dois acadêmicos de um curso de especialização binacional entre a FURG e a Universidade Tecnológica do Uruguai (Utec) foram premiados em um congresso no Chile. O projeto "Una solución IOT con visión artificial para la asistencia a ciegos", dos alunos Andres Sequeira e Nicolas Acerenza, utiliza técnicas de inteligência artificial juntamente com sistemas de Internet das Coisas (IoT) para auxiliar na locomoção de pessoas com deficiência visual através do mapeamento de ambientes.

Notícias Relacionadas

Trata-se de um assessório munido de câmera e laser que permite a comunicação através de um comando de voz, ajudando a detectar objetos à volta ou encontrar um objeto específico, entre outras aplicações.

"É como um prêmio aos esforços que tivemos na realização desse projeto. Estamos muito felizes", diz Sequeira, referindo-se ao trabalho reconhecido durante o Congreso Latinoamericano de Estudiantes e Ingenieros Industriales y Afines (Clein).

O professor orientador da dupla, Vinícius Oliveira, elogia o empenho dos alunos. "Esse prêmio é importante por diversas razões. A primeira delas é a consolidação da importância do curso de especialização, afinal foi o primeiro trabalho a ser defendido por essa turma. Isso dá um destaque muito grande, tanto para a FURG quanto para a Utec, em um cenário sul-americano", afirma o professor do C3. "Outra importância é do trabalho em si, voltado ao desenvolvimento de um sistema de baixo custo, com boas capacidades e que será colocado em open source, para que outros desenvolvedores identifiquem possibilidades de ir adicionando serviços nele", completa o professor do Centro de Ciências Computacionais (C3).

Com a criação do Grupo de Automação e Robótica Inteligente da FURG (Nautec), em 2001, a FURG vem ocupando nas últimas décadas uma posição de destaque na América Latina como um dos maiores grupos de robótica.

Iniciado em 2019, o programa binacional de Pós-graduação Lato Sensu em Robótica e Inteligência Artificial foi firmado através de um convênio com a Utec. O curso possibilita uma formação internacional para estudantes brasileiros, e também internacionaliza o grupo de professores e pesquisadores da universidade. O programa é coordenado pela FURG e pela Utec, com suporte da UFSM, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).