Na terça-feira, 16, aconteceu a cerimônia de abertura dos cursos gratuitos de Chinês, Cultura Chinesa e Medicina Tradicional Chinesa oferecidos pela Universidade Normal de Hebei, China, à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e demais instituições parceiras do Rio Grande do Sul. O evento aconteceu virtualmente e foi transmitido pelo YouTube.
Cursos de Química da FURG recebem acreditação da American Chemical Society
Estudante do Campus SVP recebe menção honrosa na 32ª Jornada de Jovens investigadores da AUGM
Acadêmicos da FURG são selecionados para representar a universidade na 32ª Jornada de Jovens Pesquisadores da AUGM
A cerimônia
Durante a transmissão, foram apresentadas informações institucionais sobre a universidade chinesa e os cursos ofertados. Os cursos terão um total de 215 participantes, sendo metade das vagas distribuídas aos estudantes, docentes e técnicos-administrativos da UFSM, e a outa metade ofertada as instituições parceiras, como a FURG. As aulas iniciam nesta quarta-feira, 17 de março, e estão previstas para encerrar no dia 10 de junho. Com o objetivo de aproximar e criar oportunidade para uma cooperação entre diferente culturas e conhecimentos, as aulas serão ministradas por professores da Universidade Normal de Hebei que capacitarão os estudantes a conhecer elementos básico da cultura chinesa, da medicina chinesa e de seu idioma.
A FURG
O secretário de Relações Internacionais da FURG, Milton Asmus, representou formalmente o reitor da instituição, Danilo Giroldo, durante a cerimônia. Ao ser questionado sobre a importância da oportunidade para a FURG, o secretário destacou a participação dos estudantes da universidade em um curso internacional em uma instituição renomada da China e salienta sobre o impacto da colaboração entre as instituições participantes. “Foram abertas vagas especiais para as universidades do Rio Grande do Sul, então isso acaba fortalecendo uma cooperação regional”, aponta.
Segundo o secretário, a realização do curso foi resultado possível de uma parceria da UFSM com o Instituto Confúcio, responsável pela disseminação da cultura chinesa em diversos países do mundo. Essa experiência abre oportunidade de acompanhar essa cooperação e, eventualmente, também estabelecer um Instituto Confúcio na FURG.