No dia 25 de maio é celebrado em todo o mundo o Dia Internacional da África, que celebra a resistência, o orgulho, a cultura e a beleza africana e sua contribuição para a humanidade. Na FURG o Coletivo de Estudantes Africanos (Ceafurg), realizará nos dia 26, 27 e 28 de maio, a 3ª Edição da Semana da África que traz nesta edição o tema “Pan-africanismo: Unidade, Resistência e Direitos na Construção de uma África Inclusiva”. O Dia Internacional da África integra a Agenda Social da Universidade.
Cursos de Química da FURG recebem acreditação da American Chemical Society
Estudante do Campus SVP recebe menção honrosa na 32ª Jornada de Jovens investigadores da AUGM
Acadêmicos da FURG são selecionados para representar a universidade na 32ª Jornada de Jovens Pesquisadores da AUGM
Para o coordenador da comissão organizadora, estudante de engenharia de computação na FURG, Romeu Papa Vieira Có, natural de Guiné-Bissau, a ação oportuniza desconstruir imagens estereotipadas e promover uma maior compreensão da riqueza cultural do continente. "É uma celebração que une história, cultura e esperança, reforçando a importância de reconhecer e valorizar as raízes africanas em nossa sociedade” , comenta o estudante.
Nos dias 26 e 27 de maio, o evento vai decorrer no Campus Carreiros, no Auditório da Sead, com atividades no período da manhã e da tarde, como palestra, mesa redonda, momento cultural com dança africana, poesia e apresentação de trabalhos, dos estudantes africanos. No dia 28 de maio, às 14h, no Auditório local, no Campus Santa Vitória do Palmar, vai decorrer o encerramento geral com uma mesa redonda denominada “Diversidade Cultural e Linguística nos Países Africanos”. Link das inscrições, podem ser feitas através do Sinsc.
Sobre o Ceafurg
O Coletivo de Estudantes Africanos da FURG (Ceafurg), é uma comunidade vibrante formada por 41 estudantes de diferentes países do continente africano. Esses estudantes vêm de oito países: Angola, Cabo Verde, Etiópia, Gabão, Guiné-Bissau, Nigéria, Moçambique e Somália. Juntos, eles criaram um espaço de apoio, amizade e troca cultural, fundamentado no princípio Ubuntu, que significa "Eu sou porque nós somos". Essa filosofia reforça a ideia de que a nossa existência está interligada, e que a união faz toda a diferença.
O Ceafurg é fundamental para ajudar seus membros, especialmente aqueles que estão longe de suas famílias. “Quando um novo estudante chega, buscamos acolhê-lo como um irmão ou irmã, ajudando em questões básicas do dia a dia, como documentação, abertura de contas bancárias e adaptação à vida universitária. Além disso, o coletivo reafirma nossa identidade, cultura e história, que muitas vezes são distorcidas, apagadas ou reduzidas apenas à narrativa da escravidão e da subjugação”, afirma Romeu Papa Vieira Có. Quer participar ou saber mais? Acesso o perfil do coletivo no Instagram.