CAMPO

Troca de saberes interculturais marca visita de pesquisadores às escolas do campo

Atividade foi realizada em Rio Grande para fortalecer o diálogo intercultural e a troca de experiências pedagógicas

Na última quinta-feira, 10, um grupo de educadores e pesquisadores realizou visitas a escolas do campo. A iniciativa buscou fortalecer o diálogo intercultural e a troca de experiências pedagógicas entre a realidade local e a perspectiva internacional.

Notícias Relacionadas

Foram visitadas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (E.M.E.F.) Prof.ª Luiza Sophia Schmidt Tavares e Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, nas localidades de Barro Vermelho e Arraial, no município de Rio Grande. Participaram da atividade a professora drª. Claudete Abreu, do Instituto de Educação (IE/FURG); o professor dr. João Manuel Correia Filho do Instituto Superior de Ciências de Educação de Luanda (Isced-Luanda), de Angola; a técnica administrativa em educação pedagoga drª. Sirlei Schirmer, da Diretoria Pedagógica da Pró-reitoria de Graduação (Diped/Prograd/FURG); e as estudantes do curso de Pedagogia/FURG Sophia Schivittez e Rocío Milagros Ocaña/Universidad Nacional de Cuyo, na Argentina.

A professora Claudete destaca: "As saídas de estudo nas escolas do campo na presença dos sujeitos professores, pesquisadores, estudantes e comunidades escolares possibilita colocar em diálogo diferentes experiências sobre educação, território, cultura e formação docente. Fortalecem a relação entre formação acadêmica, e realidade vivenciada pelos professores e estudantes. As experiências contribuem para que estudantes de Pedagogia compreendam a diversidade dos contextos escolares, especialmente a educação do campo".

 

 

 

Galeria

Visitação ocorreu na última quinta-feira, 10

Acervo IE/FURG