INTEGRAÇÃO LATINO AMERICANA

Professores e estudantes de universidades argentinas participam de evento na FURG

Na ocasião foram assinados convênios de cooperação entre as instituições

Foto: Fernanda Cadaval

Na tarde de terça-feira, 5, o gabinete da reitoria da FURG ficou repleto de estudantes e professores vindos das Universidades de Jujuy, de Buenos Aires e da Nacional da Patagônia Austral. Os visitantes vieram participar do 1º Colóquio Internacional de Educação e Memória e do 8º Encontro da Rede de Investigação Ação Participativa e Educação Popular em Universidades Públicas (RIAPEP).

Notícias Relacionadas

Representantes das três instituições aproveitaram a oportunidade e acompanharam a assinatura simbólica dos convênios pela reitora da FURG Cleuza Maria Sobral Dias. As ações de cooperação acadêmica, científica, tecnológica e cultural entre as universidades argentinas e a FURG já ocorrem na prática desde o primeiro semestre de 2019.

Na ocasião, os presentes ressaltaram a importância da união das instituições de ensino da América Latina devido aos diversos fatores sociais, políticos e culturais que as aproxima. E da relevância da firmação do convênio dentro deste contexto, se configurando, dessa forma, na construção de um ambiente de troca e de ferramenta a serviço das universidades envolvidas.

O secretário de Relações Internacionais da FURG, Milton Asmus, ressaltou a relevância do trabalho conjunto desenvolvido entre as universidades através da internacionalização. “Temos problemas de ordem social, econômica, ambiental e político-cultural, e esses problemas na América do Sul nos afetam de forma conjunta, e só há uma possibilidade de resolvermos ou atenuá-los, que é através da cooperação e do esforço conjunto, e é dessa forma que olhamos a internacionalização, como um papel da academia, mas de forma aberta e inclusiva para que assim possamos buscar êxito na solução dessas questões”, afirmou Milton Asmus.

A reitora Cleuza Dias, ao recepcionar os membros das universidades conveniadas, reforçou o valor da união e da parceira entre as instituições. “Nossas culturas e realidades são muito próximas assim como nossos desafios, e isso nos fortalece. A força das instituições de ensino latinas americanas na defesa das universidades públicas, laicas e sócio-referenciadas é muito presente. Assim, ao assinar este convênio, ele se torna um meio para que essas ações aconteçam de forma integrada e para que fortaleçam essas possibilidades de parceria. É muito importante que as universidades públicas estejam unidas na defesa e resistência do ensino superior”, mencionou a reitora.

 

 

Galeria

FURG e universidades argentinas assinaram acordo de cooperação

Fernanda Cadaval