Os cursos de Química da Escola de Química e Alimentos da Universidade Federal do Rio Grande (EQA/FURG) receberam acreditação da American Chemical Society (ACS), a principal sociedade científica de Química do mundo. O resultado da avaliação data de 28 de janeiro de 2026 e considera aspectos referentes à qualidade do corpo docente, ao currículo dos cursos e à infraestrutura, entre outros fatores, colocando os cursos de Química da FURG no seleto grupo de cursos brasileiros que possuem essa acreditação.
Estudante do Campus SVP recebe menção honrosa na 32ª Jornada de Jovens investigadores da AUGM
Acadêmicos da FURG são selecionados para representar a universidade na 32ª Jornada de Jovens Pesquisadores da AUGM
Delegação da Fadir/FURG é aprovada para o BRICS Lex Model 2025 em Moscou
Segundo a equipe da EQA/FURG envolvida no processo de reconhecimento, a acreditação, na prática, confere ganhos reais para os alunos egressos, como: reconhecimento internacional do diploma (especialmente nos Estados Unidos e no Canadá); vantagem em processos seletivos de pós-graduação no exterior; facilita estágios, intercâmbios e empregos em empresas multinacionais; e indica que o curso tem padrão internacional de qualidade. A equipe destaca que, nos Estados Unidos, há empregadores e programas de doutorado que preferem ou exigem diploma de cursos acreditados pela ACS.
Conforme a equipe, para um curso ser acreditado pela ACS, ele precisa proporcionar, no currículo, formação sólida em Química Analítica, Físico-Química, Química Orgânica, Química Inorgânica e Físico-química; demonstrar laboratórios bem equipados, acesso frequente dos estudantes a práticas experimentais reais (não só demonstrações) e treinamento em segurança química e boas práticas. Além disso, o corpo docente deve ser formado por professores com formação sólida em Química, envolvimento em pesquisa científica e atualização constante na área; e o curso deve oferecer formação científica com ênfase em pensamento crítico, análise de dados, redação científica, ética e segurança em pesquisa. Outros aspectos considerados na avaliação são a carga horária, que deve ser significativa em aulas experimentais, e a integração entre teoria, prática e resolução de problemas.
Os resultados
De acordo com a avaliação, o comitê da American Chemical Society ficou impressionado com o número expressivo de docentes e funcionários altamente qualificados e o compromisso da FURG com a excelência acadêmica, ressaltando que 32 dos 33 membros do corpo docente possuem doutorado. Para os avaliadores, o nível excepcional de especialização demonstra não apenas uma base sólida para o ensino e a orientação de alta qualidade, mas também reforça a confiança na capacidade da instituição de manter padrões acadêmicos rigorosos no futuro.
O currículo dos cursos foi considerado mais do que suficiente para atender aos requisitos descritos nas diretrizes internacionais. O comitê avaliou que os cursos de Química da FURG oferecem formação sólida em todas as áreas tradicionais da química: Analítica, Bioquímica, Inorgânica, Orgânica e Físico-química. O comitê também destacou a exigência de que os alunos realizem estágios e experiências de pesquisa, bem como a disponibilidade de disciplinas específicas de nanotecnologia e ciência dos materiais, vistos como essenciais para auxiliar os alunos a terem sucesso no cenário global da área.
Quanto à infraestrutura e operações, os avaliadores constataram que o acervo de instrumentos da EQA/FURG é mais do que satisfatório de acordo com as diretrizes internacionais, com equipamentos em todas as principais categorias. Os avaliadores também consideraram que o departamento apresenta uma cultura de segurança robusta e impressionante.
Validade
O reconhecimento é válido por seis anos, após os quais o programa deverá passar por um processo de reavaliação para verificar seu progresso. Nesse período, a equipe da EQA/FURG deve apresentar um breve relatório anual, detalhando taxas atuais de matrícula e graduação, bem como quaisquer alterações significativas no quadro de pessoal.
A equipe da EQA/FURG ressalta que a acreditação da ACS é um selo adicional de excelência, não uma exigência legal, e que a ACS define referências internacionais de formação em Química, estabelece critérios para currículos, infraestrutura e formação docente, além de publicar periódicos de altíssimo impacto. A equipe ressalta ainda que a ACS não substitui o MEC ou conselhos profissionais, responsáveis pela regulação dos cursos de Química no Brasil.
Confira abaixo a acreditação dos cursos de Química da FURG pela ACS.