Dez estudantes da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) foram selecionados para representar a instituição na 32ª Jornada de Jovens Pesquisadores (JJI), promovida pela Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM). O evento acontecerá entre os dias 5 e 7 de novembro de 2025, na Universidade Nacional de Tucumán (UNT), em San Miguel de Tucumán, Argentina, reunindo jovens pesquisadores de graduação e pós-graduação de diversas universidades públicas da América do Sul.
Cursos de Química da FURG recebem acreditação da American Chemical Society
Estudante do Campus SVP recebe menção honrosa na 32ª Jornada de Jovens investigadores da AUGM
Delegação da Fadir/FURG é aprovada para o BRICS Lex Model 2025 em Moscou
Os acadêmicos selecionados da FURG apresentarão trabalhos em variados eixos temáticos, refletindo a diversidade da pesquisa desenvolvida na universidade:
-
Alisson Ferreira Justamant – Direitos Humanos na América Latina: desafios presentes e futuros
-
Ana Letícia de Souza Rezende – Saúde humana
-
Beatriz Conceição da Costa – Tecnologias da informação e comunicação
-
Flórence Pedrussi Kikut – Saúde humana
-
Julia Severo dos Santos – Saúde humana
-
Luana Araújo Lopes – Direitos Humanos na América Latina: desafios presentes e futuros
-
Luis Luigiouv Kirvdoff Vargas del Aguila – Ciência, tecnologia e inovação
-
Maria Vitória Quaresma – Ciências políticas e sociais
-
Pedro David Ferreira dos Santos – Ciências políticas e sociais
-
Vitor Juliano Ishikame – Ciência, tecnologia e inovação
A participação da FURG na jornada reforça o compromisso institucional com a internacionalização, a pesquisa e a formação de novos cientistas comprometidos com o desenvolvimento social e regional. De acordo com a Coordenadora de Mobilidade Internacional, da Secretaria de Relações Internacionais (Reinter), Nicole Feijó, a presença dos estudantes representa um importante passo na consolidação da universidade como referência em pesquisa no contexto latino-americano.
A AUGM reúne universidades públicas de diversos países da América Latina, com o propósito de fortalecer a integração regional por meio da cooperação solidária em ensino, pesquisa e extensão. Ao longo de mais de três décadas, a Jornada de Jovens Pesquisadores tem se consolidado como um espaço de formação, troca e construção coletiva de conhecimento científico voltado à transformação da realidade social.