Dez estudantes da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) foram selecionados para representar a instituição na 32ª Jornada de Jovens Pesquisadores (JJI), promovida pela Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM). O evento acontecerá entre os dias 5 e 7 de novembro de 2025, na Universidade Nacional de Tucumán (UNT), em San Miguel de Tucumán, Argentina, reunindo jovens pesquisadores de graduação e pós-graduação de diversas universidades públicas da América do Sul.
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Os acadêmicos selecionados da FURG apresentarão trabalhos em variados eixos temáticos, refletindo a diversidade da pesquisa desenvolvida na universidade:
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Alisson Ferreira Justamant – Direitos Humanos na América Latina: desafios presentes e futuros
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Ana Letícia de Souza Rezende – Saúde humana
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Beatriz Conceição da Costa – Tecnologias da informação e comunicação
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Flórence Pedrussi Kikut – Saúde humana
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Julia Severo dos Santos – Saúde humana
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Luana Araújo Lopes – Direitos Humanos na América Latina: desafios presentes e futuros
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Luis Luigiouv Kirvdoff Vargas del Aguila – Ciência, tecnologia e inovação
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Maria Vitória Quaresma – Ciências políticas e sociais
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Pedro David Ferreira dos Santos – Ciências políticas e sociais
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Vitor Juliano Ishikame – Ciência, tecnologia e inovação
A participação da FURG na jornada reforça o compromisso institucional com a internacionalização, a pesquisa e a formação de novos cientistas comprometidos com o desenvolvimento social e regional. De acordo com a Coordenadora de Mobilidade Internacional, da Secretaria de Relações Internacionais (Reinter), Nicole Feijó, a presença dos estudantes representa um importante passo na consolidação da universidade como referência em pesquisa no contexto latino-americano.
A AUGM reúne universidades públicas de diversos países da América Latina, com o propósito de fortalecer a integração regional por meio da cooperação solidária em ensino, pesquisa e extensão. Ao longo de mais de três décadas, a Jornada de Jovens Pesquisadores tem se consolidado como um espaço de formação, troca e construção coletiva de conhecimento científico voltado à transformação da realidade social.