Nesta última terça-feira, 30, o vice-reitor, Ednei Primel recebeu na unidade Carreiros a visita institucional do Consulado-Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, representado pelo Cônsul Geral, Jason Green. Durante o encontro, o Cônsul conversou sobre possibilidades de cooperação internacional e parcerias para aumentar o ingresso de estudantes internacionais na instituição, bem como, também debateu cenários para facilitar a presença de estudantes da FURG em universidades estadunidenses.
Tarifas norte-americanas: um desafio para as exportações brasileiras e gaúchas
3ª Edição da Semana da África promove a celebração da diversidade cultural dos países africanos
Coletivo de Estudantes Africanos da FURG realiza a 3ª Edição da Semana da África
De acordo com Dariano, a visita do Cônsul é um importante momento diplomático da instituição, ao receber uma autoridade que atua em uma das nações com maior protagonismo científico e tecnológico do mundo, e, que, também, conhece as peculiaridades do cenário acadêmico, tanto nacional quanto internacional. “Com essa aproximação, reforçamos a vocação internacional da FURG, além de abrirmos novas possibilidades de cooperação. Essa aproximação com o consulado norte-americano amplia o diálogo em torno de oportunidades de mobilidade acadêmica, e, ao mesmo tempo, permite que a Universidade se apresente como um espaço de excelência, comprometido com desafios globais como a sustentabilidade, a transição energética e a inclusão social”, explica o secretário.
Na ocasião, a equipe da Pró-reitoria de Inovação e Tecnologia da Informação (Proiti) apresentou as suas instalações, destacando o espaço OpenLab — laboratório aberto de experimentação e prototipagem — e a empresa Augen, residente do Parque Científico e Tecnológico.
Durante o encontro, a pró-reitora reforçou o papel estratégico do Parque na promoção de um ecossistema de inovação colaborativo, voltado à geração de conhecimento, à formação empreendedora e à criação de parcerias internacionais.
A aproximação com Consulado-Geral dos Estados Unidos representa uma oportunidade para o fortalecimento de conexões globais e a expansão das possibilidades de cooperação entre instituições de ensino, pesquisa e empresas de base tecnológica.
Para o vice-reitor, a agenda fortaleceu o papel da FURG no cenário internacional, reafirmando o compromisso com o papel estratégico que a Universidade desempenha na construção de pontes de conhecimento e de cooperação entre países. “Para além de todos os desdobramentos diretos de uma visita diplomática como essa, são momentos como esse que contribuem para o desenvolvimento da nossa instituição, especialmente no que tange mecanismos e ferramentas para enriquecer a formação dos nossos estudantes e fortalecer a cooperação científica em diversas áreas”, comentou Ednei.