FURG FM

Viva CCMar é uma das novidades da Secom para 2024

Programa abordará a história da instituição que completa 16 anos em agosto

Com o intuito de ressaltar a importância na formação de jovens e contar a história do Centro de Convívio dos Jovens do Mar no cenário rio-grandino, o programa “Viva CCMar” chega para aproximar os ouvintes da trajetória da instituição e suas contribuições para a sociedade. Como uma das novidades da Secom para a programação de 2024, Viva CCMar tem como apresentadores os estagiários em jornalismo Brenda Pacheco e José Vitor Silva.

Notícias Relacionadas
A periodicidade do programa será de 15 em 15 dias, com veiculação na quarta-feira e reprise no sábado, respectivamente. Ambas as exibições serão feitas na rádio FURG FM. Além disso, todos os episódios serão posteriormente publicados na conta oficial da FURG no Spotify, ficando disponibilizados para acesso sob demanda.

O Centro de Convívio dos Jovens do Mar é uma instituição que desenvolve estratégias e metodologias de intervenção social junto às áreas menos assistidas da população, e assim, rompendo com os modos de vida que caracterizam a desigualdade, promove a inclusão dos mais carentes, oferecendo cursos voltados a estudantes entre 14 e 17 anos em situação de vulnerabilidade sócio-econômico-ambiental das comunidades de Rio Grande e São José do Norte.

Mudança no nome do CCMar

Em sua constituição, o CCMar carregava o nome de Centro de Convívio dos Meninos do Mar. Como a linguagem se transforma a todo momento, assim como a sociedade, com o passar do tempo se fez necessária uma reavaliação do que o nome do Centro significa, bem como sua readequação a fim de ser ainda mais respeitoso e inclusivo.

Desta forma, o Centro de Convívio dos Meninos do Mar se tornou “Centro de Convívio dos Jovens do Mar”. Uma mudança que reflete o compromisso social da instituição com seu público jovem, um público que inclui meninos, meninas e os mais distintos gêneros existentes, abraçando assim a todos e todas jovens da comunidade.

De acordo com a coordenadora do CCMar, Dóris Wonghon, a mudança de nome ainda está em processo de implementação e formalidade. “A readequação do nome dos meninos do mar para jovens do mar se dá por conta de uma necessária atualização e ainda está sendo implementada”, explica.

Tendo em vista essa mudança de nome, ao longo do primeiro episódio do programa os ouvintes podem perceber que utilizamos “Centro de Convívio dos Jovens do Mar” para nos referirmos ao CCMar, escolha que se justifica pela já ampla utilização do termo entre colaboradores e estudantes de lá, bem como a também já realizada atualização da identidade visual do Centro.

Por fim, convidamos a todos a ouvir o programa Viva CCMar para conhecer de perto a trajetória dessa instituição tão importante para a sociedade rio-grandina.

*Estagiários sob supervisão do jornalista Hamilton Freitas

 

 

Galeria

Viva CCMar

Vinicius de la Rocha / Secom