AÇÕES AFIRMATIVAS

Vice-reitor da FURG participa da Escola de Verão em Direitos Humanos na UFMG

Professor Renato Dias apresenta aula nesta terça-feira, 6, em Belo Horizonte

O vice-reitor da FURG, professor Renato Dias, é um dos convidados da 4ª Escola de Verão - Educação em Direitos Humanos, realizada nesta semana pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O evento acontece de 5 a 9 de fevereiro, em uma promoção da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) em parceria com a Pró-reitoria de Extensão (Proex) da universidade mineira.

Notícias Relacionadas

Ao longo de dez aulas previstas na programação, os participantes vão discutir e refletir sobre os princípios, valores e direitos que caracterizam a dignidade humana no Brasil e na América Latina.

Para o professor Renato Dias, dialogar sobre direitos humanos num espaço educativo formal, incluindo pessoas que compõem a comunidade externa à universidade, é uma tarefa urgente. "No Brasil, na América Latina e em muitos países do planeta, temos vivido um conjunto significativo de violações e de violências aos direitos humanos", afirmou o professor. "Não me refiro somente a violências perpetradas contra vidas que são denominadas humanas, mas também àquilo que poderíamos chamar de vidas não-humanas - e aqui incluiria especialmente a natureza, com desastres naturais e a destruição do meio ambiente. Nós temos vivido momentos muito difíceis, que implicam um conjunto de alianças em que os direitos humanos devem ser fortalecidos", completou o vice-reitor, que irá ministrar a aula Direitos Humanos e Sexuais e as ações afirmativas para pessoas trans e travestis. O encontro acontece nesta terça-feira, 6, a partir das 14h, no campus Pampulha, em Belo Horizonte.