Ao longo de cinco dias, três workshops, quatro palestras e um painel transmitido diretamente da Mercopar, o UP Digital 2020 se consolida em mais um ano na região Sul. O evento, que nesta edição foi totalmente online e gratuito, tratou principalmente sobre habilidades interpessoais, inovação e empreendedorismo, contando com mais de 760 inscritos nas palestras. Na avaliação de Aléssio Almada, da Comissão Organizadora, a proposta do UP é ser um evento que promove a melhoria contínua. "Pensamos em cada detalhe para atender ao máximo de públicos diferenciados. Na próxima edição queremos fazer e mobilizar ainda pessoas e instituições", diz ele. A edição de 2021 ainda não tem data definida.
FURG se despede do professor Wellington Freire Machado; aulas estão suspensas em SVP
FBOT inicia jornada rumo ao mundial de robótica
Aluno do Laboratório de Superfícies faz intercâmbio de três meses na Espanha
Para Ildamara Silveira, representante da Educação Empreendedora, o evento rompeu fronteiras e se consolidou mesmo com o formato online, atingindo ainda mais pessoas de todos os lugares. O presidente da CDL Rio Grande e São José do Norte, Luiz Carlos Zanetti, lembrou que o UP é mais um estímulo ao empreendedorismo. "É o momento de valorizar o empreendedor local e falar sobre isso", destaca.
O Sebrae-RS foi um dos realizadores do evento. Segundo o Gerente Regional da entidade, Ciro Vives, a jornada que o UP percorreu fez com que se alcançasse o objetivo inicial. "Conseguimos ser um exemplo de evento diferenciado e fazer a diferença com uma proposta de conexão em que todos podem construir juntos", avalia. Assim como ele, Artur Gibbon, Diretor do Parque Científico e Tecnológico (Oceantec) da FURG, destacou as novas perspectivas que a iniciativa promove. “Foi mais um ano de sucesso e em breve já podemos começar a pensar no UP 2021, unindo o meio acadêmico com todos os demais setores da sociedade”, diz ele.
Os workshops tiveram ao total cerca de 100 participantes. Já nas transmissões das palestras através do YouTube, o evento chegou a alcançar um pico de 700 visualizações. As palestras continuam disponíveis no YouTube do evento com nomes como Maurício Benvenutti, da STARTSE, e Lisiane Lemos, Executiva de Negócios, eleita pela Forbes como uma das jovens com menos de 30 anos que fazem a diferença no Brasil.
O UP Digital 2020 foi realizado pela Câmara do Comércio de Rio Grande, do Educação Empreendedora, FURG, Câmara de Dirigentes Lojistas de Rio Grande e São José do Norte e Sebrae-RS. O Patrocínio Master é do Instituto Federal Rio-Grandense, Vetorial Internet e Wilson,Sons; Patrocínio Premium da Buffon e Uniasselvi; Patrocínio Plus da Ótica Estima - Rio Grande; Kasa Obra – Materiais de Construção e ScadiAgro. O evento é apoiado pela Associação Comercial e Industrial de São Lourenço do Sul, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Lourenço do Sul, UNOPAR, FEJERS, CONECTAR - Incubadora de Base Tecnológica da UFPel, CRA-RS, NovoSul, Fecomércio RS – SESC, CIEE-RS, Garden Grill, Faculdade FAEL, Faculdade Estácio, Sindilojas - Costa Doce, Núcleo da Mulher Empreendedora da Câmara de Comércio RG, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Anhanguera, Grupo IES, Senac; UCPel e Inova Mídias. O Apoio Institucional é da Prefeitura do Rio Grande.