INOVAÇÃO

Unidade iTec/FURG recebe seu novo gerente da Embrapii

Reunião aconteceu no prédio da reitoria, em seguida, equipe visitou o Oceantec e seus laboratórios

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom

Na manhã desta quarta-feira, 31, coordenadores e diretores da unidade iTec-FURG, em conjunto com o reitor, Danilo Giroldo, estiveram reunidos no prédio da Reitoria para receber a visita do novo gerente de operações da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Eduardo Brito. Na oportunidade, Giroldo apresentou um pouco sobre o contexto institucional da universidade e a diretora da unidade, Silvia Botelho, discorreu sobre as particularidades da região, projetos contratados e um pouco da história do iTec.

Notícias Relacionadas
De acordo com o reitor, “sempre vimos a Embrapii como um mecanismo muito importante. No Brasil existe uma capacidade instalada com potencial transformador, por meio de um sistema de parques científicos muito fortes, assim como o país também possui um parque industrial muito significativo; o que nos faltava era justamente um ou mais mecanismos eficientes que tratassem de financiamento, subvenção e da relação de confiança entre essas duas partes em um modelo que pudesse encaixar processos pelos quais as universidades e as industrias consigam operar dentro das suas limitações administrativas”, detalhou Giroldo.

“Eu sou entusiasta do modelo Embrapii porque ele nos provoca a avaliar todo esse sistema de estruturação, funcionamento e gestão pelo qual universidade se organiza, a fim de atender o desafio nacional de enfrentar o grau de competitividade global; desafio este que necessita do trabalho conjunto entre a inovação tecnológica, o conhecimento acadêmico e o setor industrial”, completou o reitor.

Sobre o novo gerente

Como um dos funcionários mais antigos da Embrapii, Eduardo é responsável por mais de 50% dos projetos da empresa, além de ser a figura de referência para unidades de tecnologia da informação. Segundo suas palavras, a gerência do iTec não lhe foi imposta, mas sim uma escolha pessoal. “Desde o credenciamento da FURG, etapa em que me pus à disposição para auxiliar no que fosse preciso, tenho uma intuição sobre esse ambiente de inovação. Sempre tive esse feeling de que o iTec possui um potencial transformador e de crescimento muito grande”, apontou.

Ainda em sua passagem pela instituição, Eduardo e a equipe do iTec visitaram diversas instalações da FURG, demonstrando a capacidade instalada da instituição, seus laboratórios e equipamentos de ponta que possibilitam a execução das tarefas, demandas e desafios que o cotidiano Embrapii propõe.

O iTec

Constituído como um Centro de Robótica e Ciência de Dados, o iTec/FURG é uma unidade de inovação que atua com linhas de produção tecnológica voltadas para sistemas robóticos e automação, com base ferramental de visão computacional e ciência de dados. Foi credenciado junto à Embrapii em maio de 2020, reunindo mais de 100 colaboradores ativos e 38 professores, principalmente do Centro de Ciências Computacionais (C3) e da Escola de Engenharia (EE), mas também abrigando projetos e docentes de outras unidades acadêmicas da universidade.

Seus objetivos compreendem a aceleração tecnológica para o setor produtivo por meio do atendimento a empresas com soluções de PD&I, trazendo conhecimento de mais de 20 anos de pesquisas nas mais diversas áreas de tecnologia e inovação. Além disso, a unidade também é embaixadora NVIDIA no Brasil e possui credenciamento junto a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). 

 

Galeria

Reunião aconteceu no prédio da reitoria, em seguida, equipe visitou o Oceantec e seus laboratórios

Hiago Reisdoerfer/Secom