QUALIDADE DE VIDA

Serviço de Estomaterapia amplia horário de atendimentos no HU-Furg

Profissionais fazem o acolhimento, orientação e cadastro de estomizados

O Serviço de Estomaterapia do Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), ampliou o seu horário de atendimento, passando a atender: às segundas-feiras, das 10h às 16h; às terça-feira, das 7h às 13h; às quartas-feiras, das 10h às 16h, e às quintas-feiras, das 7h às 13h.

Notícias Relacionadas

O Serviço funciona há 29 anos no HU-Furg e atende pessoas com estomias intestinais (colostomia e ileostomia) e urinárias (urostomia), oferecendo orientação para o autocuidado. Estomia é um procedimento cirúrgico em que é aberto um orifício no abdome e exteriorizado parte do sistema digestório, respiratório ou urinário. O orifício é denominado de estoma e é por onde saem os resíduos dos sistemas e no qual é fixada uma bolsa externa para a coleta dos resíduos. As razões que levam o paciente a precisar de um estoma são diversas: traumas, problemas congênitos, doenças inflamatórias, câncer e outros. O estoma surge como uma alternativa temporária ou permanente para melhorar a qualidade de vida destes pacientes, porém seu cuidado exige adaptação.

O atendimento conta com atenção integral à saúde por meio de intervenções especializadas de natureza interdisciplinar para o pleno atendimento das necessidades das pessoas com estomia. O trabalho, coordenado pela enfermeira e docente da Escola de Enfermagem (EEnf/Furg) Giovana Calcagno Gomes, atende mensalmente cerca de 160 pacientes estomizados. “Eles são encaminhados após o procedimento cirúrgico de estomia e, mensalmente, comparecem ao Hospital para receber as orientações básicas, realizar avaliações (quando necessário) e buscar os equipamentos coletores e adjuvantes de proteção e segurança. Os materiais são fornecidos pela Secretaria Estadual de Saúde e repassados ao HU pela 3ª Coordenadoria Regional de Saúde”, explica Giovana.

O acolhimento, orientação e cadastro são realizados no 3º andar da área hospitalar do Hu-Furg, no corredor em frente à Maternidade, com entrada pela Portaria Central, Acesso 4. Para o cadastro, são necessários os seguintes documentos do paciente (original e cópia): Carteira de Identidade e CPF; cartão SUS; comprovante de residência com CEP (cópia apenas lado do endereço); nota de Alta Hospitalar e atestado médico com CID. Cada paciente também deve cadastrar um responsável – documentos necessários (original e uma cópia): Carteira de Identidade e CPF.

Além do Serviço de Estomoterapia, o HU-Furg conta com a Grupoterapia, com reuniões na última quarta-feira de cada mês, às 13h30min. A ação é voltada aos pacientes estomizados e aos familiares e fornece informações que promovem a melhoria da qualidade de vida do paciente. Mais Informações podem ser obtidas pelo telefone: (53) 3233.0209.