O Serviço de Estomaterapia do Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), ampliou o seu horário de atendimento, passando a atender: às segundas-feiras, das 10h às 16h; às terça-feira, das 7h às 13h; às quartas-feiras, das 10h às 16h, e às quintas-feiras, das 7h às 13h.
Julho é amarelo para conscientização das hepatites virais
Alunos da FURG SAP participam como avaliadores em Mostra Científica da Escola Arroio do Carvalho
Em agenda com Daer, FURG trata sobre os acessos ao Campus Carreiros
O Serviço funciona há 29 anos no HU-Furg e atende pessoas com estomias intestinais (colostomia e ileostomia) e urinárias (urostomia), oferecendo orientação para o autocuidado. Estomia é um procedimento cirúrgico em que é aberto um orifício no abdome e exteriorizado parte do sistema digestório, respiratório ou urinário. O orifício é denominado de estoma e é por onde saem os resíduos dos sistemas e no qual é fixada uma bolsa externa para a coleta dos resíduos. As razões que levam o paciente a precisar de um estoma são diversas: traumas, problemas congênitos, doenças inflamatórias, câncer e outros. O estoma surge como uma alternativa temporária ou permanente para melhorar a qualidade de vida destes pacientes, porém seu cuidado exige adaptação.
O atendimento conta com atenção integral à saúde por meio de intervenções especializadas de natureza interdisciplinar para o pleno atendimento das necessidades das pessoas com estomia. O trabalho, coordenado pela enfermeira e docente da Escola de Enfermagem (EEnf/Furg) Giovana Calcagno Gomes, atende mensalmente cerca de 160 pacientes estomizados. “Eles são encaminhados após o procedimento cirúrgico de estomia e, mensalmente, comparecem ao Hospital para receber as orientações básicas, realizar avaliações (quando necessário) e buscar os equipamentos coletores e adjuvantes de proteção e segurança. Os materiais são fornecidos pela Secretaria Estadual de Saúde e repassados ao HU pela 3ª Coordenadoria Regional de Saúde”, explica Giovana.
O acolhimento, orientação e cadastro são realizados no 3º andar da área hospitalar do Hu-Furg, no corredor em frente à Maternidade, com entrada pela Portaria Central, Acesso 4. Para o cadastro, são necessários os seguintes documentos do paciente (original e cópia): Carteira de Identidade e CPF; cartão SUS; comprovante de residência com CEP (cópia apenas lado do endereço); nota de Alta Hospitalar e atestado médico com CID. Cada paciente também deve cadastrar um responsável – documentos necessários (original e uma cópia): Carteira de Identidade e CPF.
Além do Serviço de Estomoterapia, o HU-Furg conta com a Grupoterapia, com reuniões na última quarta-feira de cada mês, às 13h30min. A ação é voltada aos pacientes estomizados e aos familiares e fornece informações que promovem a melhoria da qualidade de vida do paciente. Mais Informações podem ser obtidas pelo telefone: (53) 3233.0209.