MUNICÍPIO

Seminário discute resíduos sólidos urbanos e reciclagem popular

Ação aconteceu no prédio da Prefeitura do Rio Grande, reunindo políticos, representantes da comunidade e lideranças da FURG

Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal do Rio Grande

Neste último sábado, 25, mais de 100 pessoas reuniram-se no Salão Nobre da Prefeitura do Rio Grande para tratar sobre o tema dos resíduos sólidos urbanos e reciclagem popular. A ação, capitaneada pela FURG, é fruto do trabalho desenvolvido pelo projeto de Extensão “Universidade Popular, Cidadania e Sustentabilidade”, coordenado pelo professor Dirceu Benincá; a atividade contou também com o apoio do Curso de Ciências Sociais, além da própria prefeitura e do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis.

Notícias Relacionadas
Entre os participantes estavam a reitora Suzane Gonçalves; a prefeita do Rio Grande, Darlene Pereira, e seu vice, Renato Gomes; além de secretários de município, vereadores, professores, estudantes, técnico-administrativos, catadores e catadoras de materiais recicláveis e representantes da sociedade civil organizada. Durante a abertura do seminário, Darlene anunciou a criação de um Grupo de Trabalho específico para tratar da questão dos resíduos sólidos, constituído com ampla diversidade de representação social.

Para Suzane, apenas o fato de propor-se o debate acerca do tema dos resíduos sólidos urbanos e a reciclagem solidária, por si só representa um passo muito importante na conscientização socioambiental da nossa cidade. “O olhar atento à questão dos resíduos contribui para a promoção da sustentabilidade e de melhores condições de trabalho dos catadores e catadoras. Foi um momento importante também para o curso de Ciências Sociais, que tem como foco principal as questões sociais. A temática dos resíduos em Rio Grade tem uma gravidade e nós temos muito a contribuir com essa pauta”, detalhou a reitora.

Sobre o evento

Realizado em um contexto de profundas crises socioambientais, o seminário foi marcado por diversos simbolismos e trouxe importantes reflexões, propostas e desafios conjuntos para todos os atores envolvidos nessa complexa rede de ação. “Fortalecer a consciência socioambiental, realizar a segmentação adequada dos resíduos, a coleta seletiva e a reciclagem popular, bem como reduzir o consumismo e cuidar da Casa Comum são medidas urgentes e permanentes. E precisa se tornar uma cultura coletiva”, afirma o professor Dirceu Benincá.

Ao longo das atividades, a iniciativa seguiu propondo um diagnóstico sobre os resíduos sólidos urbanos e as políticas relacionadas ao tema. Houve também relatos de experiências práticas de coleta seletiva e da atuação de cooperativas e associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis de Rio Grande, Pelotas, São Lourenço do Sul e Cruz Alta, além de espaço para debates.

Para o diretor do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), Cristiano Engelke, o seminário cumpriu um papel muito importante no sentido de contribuir com o avanço das políticas de resíduos sólidos a partir da perspectiva da reciclagem popular, com valorização do cooperativismo. Além de parabenizar a construção do evento, o professor também destacou a participação conjunta da Universidade, da Prefeitura Municipal e dos catadores e catadoras na discussão desta pauta socioambiental. “Este foi o primeiro evento público organizado pelo curso de Ciências Sociais da FURG, sendo parte de um projeto de extensão. Deve ser este o papel do curso: a integração entre a universidade, a sociedade e os gestores públicos na busca da transformação social”, adicionou o gestor.

Alexandro Cardoso, do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), ressaltou a importância da justiça ambiental, social e econômica. Afirma que, "reconhecendo e valorizando as catadoras e catadores através de contratos com os devidos pagamentos, Rio Grande estará mais próximo de tornar-se uma cidade realmente sustentável, um exemplo para a região".

Por fim, a presidente da cooperativa de catadoras e catadores Unicca, da cidade de Cruz Alta, Lidiane Jaques, avalia que o evento desempenhou um papel crucial no fortalecimento da reciclagem popular na cidade. A cooperativa Unicca esteve ativamente envolvida na organização do seminário e apresentou seu modelo de parceria com a prefeitura como um exemplo que está dando certo.  “Para que haja um aumento na reciclagem, na geração de trabalho e renda, é fundamental contar com investimentos adequados na cidade, beneficiando toda a população”, encerrou a gestora.

 

Galeria

Ação aconteceu no prédio da Prefeitura do Rio Grande, reunindo políticos, representantes da comunidade e lideranças da FURG

Divulgação/Prefeitura Municipal do Rio Grande