O Programa de Formação Continuada na Área Pedagógica (Profocap) – Ciclo 2026 marcou nesta segunda-feira, 3, o início do segundo semestre letivo do ano na FURG. Com uma programação voltada à reflexão sobre os desafios contemporâneos da educação superior, a ação, realizada no Cidec-Sul, contou com a presença de mais de 250 docentes e técnicos-administrativos em educação da Universidade. Ainda durante o evento, o pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Gustavo Borba, apresentou uma palestra sobre o papel da inovação na educação.
Portaria suspende atividades presenciais em São Lourenço do Sul nesta segunda, 17
FURG participa da elaboração de nota técnica da Fiocruz sobre comunicação de risco no El Niño
Comissão divulga resultados das primeiras análises dos processos do RSC
"O Profocap busca fortalecer nossas práticas docentes e promover um debate permanente sobre os desafios que vivenciamos no cotidiano da graduação. Também é um espaço para compartilhar boas práticas, estimular trocas de experiências e fortalecer os encontros entre docentes", destacou.
Além do professor, a abertura também contou com a presença da reitora Suzane Gonçalves e da pró-reitora de Graduação, Simone Freire.
Em sua fala, Suzane destacou a importância do evento para promover reflexões e discussões relacionadas não apenas ao fazer docente na Universidade, mas também com o cotidiano educacional como um todo. “Dessa forma, os nossos servidores técnicos se colocam também como partícipes do Profocap, uma vez que são educadores no âmbito do espaço universitário”, explicou a reitora.
O papel da inovação na educação superior
Com a discussão acerca do uso da inovação dentro do campo do ensino, a palestra de Gustavo abordou temas como o papel do professor em um contexto de rápida expansão das tecnologias digitais e da inteligência artificial, além dos desafios impostos pela diversidade de perfis geracionais presentes nas salas de aula. O pesquisador também propôs reflexões sobre a necessidade de modernização dos processos de ensino e dos currículos da graduação.
“Para nós é uma grande alegria, na retomada do nosso semestre acadêmico, iniciarmos as atividades com o Profocap e com a presença do professor Gustavo. Desejo que as reflexões de hoje possam nos propiciar outros debates e outras discussões que impactem na vida acadêmica, não apenas nossa, mas dos nossos estudantes e no fazer da Universidade”, apontou a reitora em sua fala.
Segundo Arisson, as provocações apresentadas durante o encontro servem como ponto de partida para que docentes das diferentes áreas do conhecimento ampliem o debate em suas unidades acadêmicas. "A proposta é que essas discussões não se encerrem no Profocap, mas que alimentem continuamente os debates sobre inovação, ensino e formação docente em toda a universidade", afirmou.
*Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Portaria SECOM/MCOM Nº 5.973, DE 28 DE JUNHO DE 2022, assim como também considera e respeita os demais materiais publicados até o momento acerca do regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 4 de julho a 25 de outubro de 2026, podendo ser prorrogado em caso de segundo turno.