Com o objetivo de auxiliar no processo formativo, através da aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento que auxilie no desenvolvimento profissional, a Secretaria de Comunicação (Secom) da FURG recebeu na quinta-feira, 5, dois bolsistas selecionados no edital do projeto Acreditar é Investir.
Crônicas de viagem revelam perrengues e descobertas de pai e filha
MPU: Começa período de inscrições para voluntários e banca
FURG SAP participa da instalação do Conselho da Comunidade da Comarca de Santo Antônio da Patrulha
Segundo a coordenadora do projeto, Caroline Lima de Morais, o objetivo é oportunizar aos bolsistas novos conhecimentos em seu processo formativo, desde a formação cidadã, conhecimento do mundo do trabalho e inclusão social. Nesta edição, 22 alunos foram selecionados no edital e foram encaminhados para diferentes setores da Universidade, onde atuarão de acordo com o seu perfil de interesse.
Segundo a secretária de comunicação da FURG, Alana Pedruzzi, trazer os jovens para esse espaço é fomentar a função social da comunicação, de aprimorar a informação entre universidade e sociedade.
“É uma grande felicidade poder receber jovens de um projeto de inserção no mundo do trabalho, em especial, oriundos de uma escola pública da FURG, que se insere em meio a uma comunidade historicamente vulnerável. Na Secom, eles poderão aprender desde as dinâmicas do trabalho de comunicação, passando pelo conhecimento produzido em cada setor da universidade, até o desenvolvimento de saberes que, futuramente, lhes permitirão ter autonomia na geração de renda para eles e suas famílias. Muitos profissionais que atuam na Secom têm a docência como área de formação e compreendem a importância dos estágios na trajetória formativa de cada estudante”, reforça a secretária. A Secom tem áreas de conhecimento no setor bem definidas o que lhes permite um aprendizado amplo, desde a formação em audiovisual, rádio, redação, redes sociais, fotografia, design e eventos.
Sobre o projeto Acreditar é Investir
O Acreditar é Investir constitui uma ação de extensão universitária que atende diretamente a estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade do Rio Grande, do ensino regular e da EJA. Os estudantes são contemplados com bolsa de estudos mensal, dividida em dois eixos: I. atividades formativas para o desenvolvimento profissional; e II. atividades de práticas de estudo e formação. O projeto é financiado pela FURG e possui registro no Sisproj/FURG, identificado como projeto de extensão.
Nesta seleção foram ofertadas 22 vagas para estudantes que tenham completado 14 anos até a data de início do projeto e que estejam regularmente matriculados(as) na EMEF Cidade do Rio Grande. O período de vigência do projeto é de junho a março de 2026, com uma carga horária semanal de 20 horas remunerada através de bolsa.