EXPANSÃO

Santo Antônio da Patrulha: Reitor inaugurou novas instalações e assinou acordos com a prefeitura

Comitiva visitou espaços revitalizados na cidade e participou do lançamento do livro de memórias do campus

Na última terça-feira, 19, o reitor Danilo Giroldo em conjunto com uma comitiva, esteve presente em Santo Antônio da Patrulha para uma série de compromissos institucionais, começando pela inauguração de novos espaços no Campus da universidade no município e pela assinatura de dois acordos de cooperação entre a instituição e a prefeitura. Ao longo do dia, o grupo visitou espaços turísticos que passam por um processo de revitalização e participou do lançamento do livro que registra a história da FURG na cidade até 2019, quando completou dez anos de atividades.

Notícias Relacionadas
Na oportunidade, formaram a comitiva da FURG o reitor, Danilo Giroldo; a ex-reitora Cleuza Maria Sobral Dias; a diretora do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef), Adriana Elisa Ladeira Pereira; a diretora do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac), Audrei Fernandes Cadaval; o diretor da Escola de Engenharia (EE), Cezar Augusto Bastos; e o diretor do Parque Científico e Tecnológico (Oceantec), Arthur Gibbon.

Em Santo Antônio da Patrulha, o grupo foi recepcionado pelo diretor e vice-diretora do Campus FURG-SAP, Antônio Valente e Darlene Webler, durante a ação de abertura, realizada na unidade Bom Princípio. Na ocasião, estiveram presentes representantes do poder executivo e legislativo do município, servidores lotados na unidade e representações estudantis.

Durante sua fala de abertura, Valente recordou que a história da FURG em Santo Antônio da Patrulha começou anos antes da instalação do campus, mais precisamente em 2004, quando realizou-se um trabalho conjunto entre professores e comunidade local para a oferta do curso presencial de formação em pedagogia. “Essa relação entre a instituição e a cidade foi tão profícua que, em 2009, foi viabilizado o grande sonho da comunidade, o de possuir cursos de educação superior no município de forma pública”, explicou o diretor.

Atualmente o campus conta com cerca de 600 estudantes, cinco cursos de graduação e quatro de pós-graduação, além da recente instalação do parque científico e tecnológico. “Eu nunca canso de dizer que a participação da comunidade é essencial para o sucesso dessa história; a resposta aos projetos, aos cursos, às ações, é imediata”, destacou Valente.

Inaugurações

Com uma série de melhorias estruturais em andamento na unidade Bom Princípio, o grupo foi conduzido pelos gestores do Campus para uma visita à obra de ampliação da área coberta do Ponto de Convívio dos estudantes. Em frente ao local, em um ato simbólico, foi inaugurado o Pavilhão 01, espaço que conta com salas de aula, laboratórios, espaço de permanência docente e espaço de aprendizagem coletiva.

Voltadas para a prática esportiva e intermediadas pela atlética do Campus, outras duas obras estão em andamento na unidade: uma quadra de futebol e uma quadra de vôlei de areia.

Segundo o prefeito municipal, Rodrigo Massulo, a inauguração dos novos espaços demonstram o tamanho dos esforços dedicados pela FURG para a transformação e o desenvolvimento regional. “Hoje é um dia de festa e muita alegria. Embora tenhamos sido assolados por uma pandemia, essa universidade e esse campus não pararam de trabalhar um minuto e a prova disso são essas inaugurações”, disse.

Para Cleuza, o sucesso na expansão e melhoria contínua da capacidade instalada do Campus FURG-SAP se deve aos esforços somados da comunidade acadêmica e da comunidade patrulhense. “Hoje temos essa área maravilhosa graças ao esforço do corpo técnico e docente, e à comunidade local que valoriza e incentiva as ações da universidade no município. Em todos os momentos bons e em cada desafio, sempre fomos muito bem acolhidos”, declarou a ex-reitora, que adiciona: “Quero dividir essa alegria e essa conquista com a professora Dilce Vicente e com o ex-reitor, João Carlos Cousin, responsáveis pela concretização desse sonho antigo de expandir as atividades da FURG”, concluiu.

O reitor, por sua vez, destacou a grande responsabilidade da gestão administrativa da universidade em levar adiante a cultura institucional de busca conjunta de ações para o desenvolvimento da região. “Os desafios são grandes, e temos clareza da conjuntura que estamos, mas é preciso reconhecer os desafios e saber onde queremos chegar. É preciso ter projetos e prioridades para que sejam articulados caminhos possíveis para atingir os objetivos da melhor forma possível”, introduziu Danilo.

“Toda vez que chegamos em Santo Antônio da Patrulha percebemos o movimento local proveniente da soma de esforços da comunidade para que as ações da universidade sejam valorizadas e incentivadas. É partir dessa associação entre atores sociais que podemos trabalhar conjuntamente pelo desenvolvimento territorial e pela melhora de qualidade de vida da população”, complementou o reitor.

Novas parcerias com a prefeitura municipal

Em seguida, os presentes foram redirecionados para o centro histórico da cidade, onde realizou-se uma visitação turística ao sítio de revitalização do Oratório Santo Antônio, Caminhos da Fé e à Avenida Borges de Medeiros. Ao fim do passeio, o grupo foi conduzido ao local de assinatura dos termos de cooperação entre a FURG e a Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha.

Na ocasião, o reitor e o prefeito celebraram a parceria entre as instituições com a assinatura de dois termos. O primeiro, voltado para a área do turismo, é um convênio que liga a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes ao Campus FURG-SAP para a elaboração do Plano de Turismo Municipal. O segundo documento consiste em um Termo de Uso que autoriza o funcionamento do Oceantec junto ao prédio da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, possibilitando um espaço físico para o desenvolvimento de atividades como incubação de empresas, formação e aprimoramento de startups e ações de inovação tecnológica.

Lançamento do livro de memórias do Campus

Encerrando a agenda em Santo Antônio da Patrulha, a comitiva, em conjunto com os demais participantes das atividades anteriores, participou do lançamento do livro “Campus FURG-SAP 10 anos”. A obra, redigida pelo diretor Antônio Valente, compila imagens, dados e narrativas que remontam a história da instalação do Campus, em 2009, até 2019. O lançamento do manuscrito estava previsto para acontecer em 2020, porém, em função da pandemia e das medidas de isolamento social e prevenção a aglomerações, foi adiado por tempo indeterminado até a expressa melhora das condições sanitárias locais, regionais e estaduais.

 

Galeria

Em visitação ao campus, reitor cumpriu uma agenda de quatro compromissos oficiais

Hiago Reisdoerfer/Secom