O meio acadêmico nos proporciona inúmeros aprendizados, entre pesquisa, extensão, estágios e pesquisas de campo. Ainda, é possível produzir artigos científicos e resumos sobre essas experiências, ser o porta-voz de novas descobertas e apresentar os resultados à comunidade. Na FURG, a Mostra de Produção Universitária (MPU) é o espaço perfeito para essa troca de conhecimentos, com grande envolvimento com a área de estudo e atuação, aprendizado com outros estudantes e uma boa oportunidade para qualificar seu currículo.
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
Nesse ano, a MPU acontece de 7 a 9 de outubro. Além de participar das oficinas oferecidas durante a programação, estudantes de graduação e pós-graduação, professores e técnicos têm a possibilidade de inscrever trabalhos desenvolvidos durante seus estudos, seja de graduação ou pós-graduação. No caso de estudantes de graduação, é necessário indicar um orientador, que deve ser um docente ou técnico, com vínculo em alguma instituição de ensino superior, seja pública ou particular.
O prazo de para submissão de trabalhos foi prorrogado até o dia 12 de agosto e as inscrições podem ser feitas através deste link. Os eventos que compõem a 18º MPU e nos quais é possível inscrever trabalhos são: Congresso de Iniciação Científica (CIC), Seminário de Extensão (EXT), Encontro de Pós-graduação (EPG), Seminário de Ensino (ENS), Simpósio de Cultura (SimCult) e Salão de Indissociabilidade (SI). Para que não haja confusão na hora de escolher em qual evento você vai submeter, leia com cuidado o regulamento. Você e seu orientador devem decidir qual evento é mais adequado à natureza do trabalho.
Saiba como estruturar seu resumo
Se você tem interesse em escrever um resumo, mas não sabe como, não se desespere. O resumo acadêmico apresenta de modo direto os pontos mais relevantes de uma pesquisa. Ele mostra, de forma sucinta, qual o tópico e as principais contribuições do trabalho. Assim, é fundamental selecionar cuidadosamente seu conteúdo. Escrever um resumo não é tão difícil quanto parece, mas não existe fórmula mágica, o primeiro passo é ter vontade de pesquisar, escolher um tema que você tenha afinidade e focar nele.
Uma das coisas que você deve se atentar são as exigências quanto às normas para submissão do trabalho. A MPU oferece um padrão de formatação específico que deve ser seguido, que está disponível no anexo abaixo. Nele você encontra o passo a passo do artigo, com exemplificações das normas. Revise o que foi escrito e peça para o seu orientador corrigi-lo, para que não haja nenhum erro, tanto em termos de conteúdo, quanto de ortografia ou formatação. Lembre-se que seu trabalho não pode ultrapassar três páginas. O resumo é composto por diferentes partes e abordaremos aqui um pouco de cada uma delas.
O título é o que apresenta seu trabalho, deve ser curto e fiel ao conteúdo do trabalho. A introdução é o ponto de partida. Conte o objetivo do trabalho, o problema ou hipótese, quando tiver, e a justificativa (por que é relevante estudar este assunto?). A introdução de um trabalho, de modo geral se destina a apresentar o tema abordado.
A segunda parte é a metodologia, onde você vai fazer a explicação, de forma sucinta, de toda ação desenvolvida no caminho do trabalho de pesquisa, para que o leitor entenda os procedimentos utilizados. Fale dos métodos empregados e apresente os autores que embasam a escolha por esses métodos em seu trabalho.
Na terceira parte do resumo, você vai apresentar os resultados (totais ou parciais) e discuti-los. É nos resultados que você aponta as ligações, faz comparações e distinções, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações. Você pode exemplificar dados usando tabelas, gráficos e figuras. Lembre-se de discutir todos os resultados apresentados e conduzir essa discussão com uma argumentação lógica. E tente apresentá-los da forma mais clara possível.
Nas considerações finais, você expõe as reflexões realizadas, os aspectos relevantes sobre o trabalho e relaciona os resultados aos objetivos da sua pesquisa. A última parte do resumo são as referências, onde você elenca os trabalhos, livros e autores que você citou ao longo do trabalho, seguindo, é claro, as normas que constam no modelo.
Na 18ª MPU os trabalhos serão apresentados de forma oral (com exceção do Simpósio da Cultura). Siga essas dicas e participe desse evento que socializa conhecimentos através do aprendizado, ensino e transformação.