O meio acadêmico nos proporciona inúmeros aprendizados, entre pesquisa, extensão, estágios e pesquisas de campo. Ainda, é possível produzir artigos científicos e resumos sobre essas experiências, ser o porta-voz de novas descobertas e apresentar os resultados à comunidade. Na FURG, a Mostra de Produção Universitária (MPU) é o espaço perfeito para essa troca de conhecimentos, com grande envolvimento com a área de estudo e atuação, aprendizado com outros estudantes e uma boa oportunidade para qualificar seu currículo.
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Nesse ano, a MPU acontece de 7 a 9 de outubro. Além de participar das oficinas oferecidas durante a programação, estudantes de graduação e pós-graduação, professores e técnicos têm a possibilidade de inscrever trabalhos desenvolvidos durante seus estudos, seja de graduação ou pós-graduação. No caso de estudantes de graduação, é necessário indicar um orientador, que deve ser um docente ou técnico, com vínculo em alguma instituição de ensino superior, seja pública ou particular.
O prazo de para submissão de trabalhos foi prorrogado até o dia 12 de agosto e as inscrições podem ser feitas através deste link. Os eventos que compõem a 18º MPU e nos quais é possível inscrever trabalhos são: Congresso de Iniciação Científica (CIC), Seminário de Extensão (EXT), Encontro de Pós-graduação (EPG), Seminário de Ensino (ENS), Simpósio de Cultura (SimCult) e Salão de Indissociabilidade (SI). Para que não haja confusão na hora de escolher em qual evento você vai submeter, leia com cuidado o regulamento. Você e seu orientador devem decidir qual evento é mais adequado à natureza do trabalho.
Saiba como estruturar seu resumo
Se você tem interesse em escrever um resumo, mas não sabe como, não se desespere. O resumo acadêmico apresenta de modo direto os pontos mais relevantes de uma pesquisa. Ele mostra, de forma sucinta, qual o tópico e as principais contribuições do trabalho. Assim, é fundamental selecionar cuidadosamente seu conteúdo. Escrever um resumo não é tão difícil quanto parece, mas não existe fórmula mágica, o primeiro passo é ter vontade de pesquisar, escolher um tema que você tenha afinidade e focar nele.
Uma das coisas que você deve se atentar são as exigências quanto às normas para submissão do trabalho. A MPU oferece um padrão de formatação específico que deve ser seguido, que está disponível no anexo abaixo. Nele você encontra o passo a passo do artigo, com exemplificações das normas. Revise o que foi escrito e peça para o seu orientador corrigi-lo, para que não haja nenhum erro, tanto em termos de conteúdo, quanto de ortografia ou formatação. Lembre-se que seu trabalho não pode ultrapassar três páginas. O resumo é composto por diferentes partes e abordaremos aqui um pouco de cada uma delas.
O título é o que apresenta seu trabalho, deve ser curto e fiel ao conteúdo do trabalho. A introdução é o ponto de partida. Conte o objetivo do trabalho, o problema ou hipótese, quando tiver, e a justificativa (por que é relevante estudar este assunto?). A introdução de um trabalho, de modo geral se destina a apresentar o tema abordado.
A segunda parte é a metodologia, onde você vai fazer a explicação, de forma sucinta, de toda ação desenvolvida no caminho do trabalho de pesquisa, para que o leitor entenda os procedimentos utilizados. Fale dos métodos empregados e apresente os autores que embasam a escolha por esses métodos em seu trabalho.
Na terceira parte do resumo, você vai apresentar os resultados (totais ou parciais) e discuti-los. É nos resultados que você aponta as ligações, faz comparações e distinções, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações. Você pode exemplificar dados usando tabelas, gráficos e figuras. Lembre-se de discutir todos os resultados apresentados e conduzir essa discussão com uma argumentação lógica. E tente apresentá-los da forma mais clara possível.
Nas considerações finais, você expõe as reflexões realizadas, os aspectos relevantes sobre o trabalho e relaciona os resultados aos objetivos da sua pesquisa. A última parte do resumo são as referências, onde você elenca os trabalhos, livros e autores que você citou ao longo do trabalho, seguindo, é claro, as normas que constam no modelo.
Na 18ª MPU os trabalhos serão apresentados de forma oral (com exceção do Simpósio da Cultura). Siga essas dicas e participe desse evento que socializa conhecimentos através do aprendizado, ensino e transformação.