Nesta última segunda-feira, 8, a reitora Suzane Gonçalves; o vice-reitor, Ednei Primel; e a chefe de Gabinete, Camila Estima, realizaram o convite aos servidores que serão homenageados durante a Assembleia Universitária de aniversário da FURG, ocasião em que a Universidade completa seus 56 anos. Na oportunidade, Luiz Antônio Pinto, Ana Baisch e Jorge Bastos receberão a distinção de Mérito Universitário, e, pela primeira vez em sua história, a instituição concederá o Mérito Acadêmico, entregue ao professor Osmar Möller.
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
É importante destacar que essas homenagens também cumprem um papel simbólico fundamental: elas mostram para toda a comunidade universitária e para a sociedade que o serviço público pode e deve ser exercido com ética, dedicação, competência, responsabilidade e humanidade, valores que estão profundamente ligados à história da FURG: plural, inclusiva e transformadora.
Sobre as distinções
Como parte do tradicional rito de celebração do aniversário da Universidade, a Assembleia Universitária é um importante momento em que a instituição faz uma breve pausa no seu cotidiano para voltar o olhar a si, destacando e homenageando servidores que dedicam suas vidas e carreiras na construção e no desenvolvimento da FURG.
Na ocasião, três servidores receberão a distinção de Mérito Universitário: Luiz Antônio Pinto, Ana Baisch e Jorge Bastos. Essa homenagem é concedida para pessoas que tenham contribuído com ações ou trabalhos que impulsionaram o crescimento e o desenvolvimento da Universidade.
De forma inédita, a FURG concederá pela primeira vez em sua história o Mérito Acadêmico, homenagem conferida a estudantes e professores da Universidade que tenham se destacado por ações ou iniciativas nos domínios da educação, das artes, da ciência e da cultura, contribuindo para elevar o prestígio e o reconhecimento da instituição.
A homenagem será entregue ao professor Osmar Möller pelas suas contribuições no campo da oceanografia física que, recentemente, culminaram em uma façanha também inédita. Osmar é o primeiro brasileiro a ingressar na Academia de Ciências da Rússia, uma das mais prestigiadas academias do mundo, reunindo renomados cientistas ao longo de sua história, como Dmitri Mendeleev, o criador da tabela periódica.
“Entrei na FURG como auxiliar de ensino, aos 24 anos, seis meses depois de formado. Aqui é a minha casa. Aqui tenho grandes amigos, trabalho com gente fantástica e de todos os níveis. Estou extremamente emocionado e muito agradecido por tudo o que a Universidade me permitiu viver. Muito obrigado”, disse o professor, emocionado, ao aceitar o convite.
Ainda durante a Assembleia serão entregues também o título de Doutor Honoris Causa e as homenagens aos servidores por tempo de serviço. O evento acontece no dia 20 de agosto, no Cidec-sul.