Na tarde do último sábado, 19, a Cidade do Rio Grande completou seus 285 anos de fundação. Para celebrar a data, a prefeitura municipal planejou uma série de atividades, e entre elas, as tradicionais celebrações Te Deum e a entrega das condecorações da Ordem de Silva Paes. Entre os homenageados do ano esteve o reitor Danilo Giroldo, o qual foi reconhecido com o grau de comendador, o segundo mais alto nível da condecoração.
FURG se despede do professor Wellington Freire Machado; aulas estão suspensas em SVP
FBOT inicia jornada rumo ao mundial de robótica
Aluno do Laboratório de Superfícies faz intercâmbio de três meses na Espanha
Constituído como um hino de ação de graças católico, o Te Deum – ou Te Deus Laudamus -, trata-se de um cântico litúrgico entoado em eventos solenes e ocasiões especiais, como ao celebrar o último dia do ano.
Em Rio Grande, a celebração do Te Deum é uma tradição, tendo sido entoado pela primeira vez ao celebrar a reconquista da Vila de Rio Grande, por parte de Portugal -, após 13 anos sob domínio espanhol. Neste último sábado, o rito foi realizado na Catedral de São Pedro, e, desde 1980, precede a entrega das condecorações da Ordem de Silva Paes.
A Ordem de Silva Paes
Criada em 1983, a Ordem de Silva Paes é uma homenagem instituída no intuito de reverenciar personalidades – rio-grandinas ou não -, que em suas atividades trabalham e ajudam a construir a história do município. A condecoração acolhe como seu patrono a figura do brigadeiro José da Silva Paes, militar português que fundou a cidade.
Neste ano, o reitor da universidade, Danilo Giroldo, recebeu a condecoração da ordem com o grau de comendador. “Me sinto muito honrado em receber este reconhecimento, pois Rio Grande foi a cidade que me possibilitou exercer a profissão que escolhi de professor universitário. Minha trajetória em Rio Grande e na FURG, tanto pessoal como profissional, tem me permitido conhecer cada vez mais os desafios e potenciais deste município e tenho buscado contribuir ao máximo dentro das minhas possibilidades”, destacou o gestor.
Durante a celebração, também receberam condecorações da Ordem de Silva Paes: a procuradora da república, Anelise Becker; o promotor de justiça do estado, Marcelo Nahuys Thormann; o superintendente dos portos do estado, Paulo Fernando Curi Estima; o presidente da Embrasmar, Renato Guerreiro; o coordenador da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais, Cristiano Lima de Freitas; a historiadora e secretária executiva da Fundação do Rio Grande, Danielle Manczak dos Anjos; a pedagoga e coordenadora do CCMar, Dóris Pinto Ayres Wonghon; e o técnico de enfermagem do Sesi e CCMar, Marco Gaya dos Santos.