Na tarde desta quarta-feira, 31, a Secretaria de Relações Internacionais da FURG (Reinter) deu início às primeiras tratativas para a elaboração da edição de 2024 do Encontro de Delegados Assessores da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM). A ação acontece de 18 a 19 de abril; esta será a primeira vez que a instituição sediará o evento.
Coperse divulga lista de classificação para os editais Próprio e Licenciatura em Educação do Campo
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Na oportunidade, os servidores da Reinter estiveram reunidos com a assessora do reitor, Letícia Chaplin, o assessor de Projetos Estratégicos do Gabinete, Mozart Tavares; o secretário de comunicação, Law Tissot; e o coordenador da Secretaria de Comunicação (Secom), Guilherme da Luz, para tratar de questões relacionadas à logística e à divulgação das primeiras etapas do vindouro evento.
Sobre o grupo e o encontro
Composto por 41 universidades públicas da América do Sul, a AUGM é uma rede de cooperação internacional que, por meio de relações institucionais entre seus membros, procura desenvolver e consolidar a educação superior no continente, bem como estimula a elaboração de soluções para problemas estratégicos na região – muitos relacionados com a sustentabilidade.
“A organização possui dois grupos de representantes das universidades integrantes: os reitores e os delegados assessores. Estes últimos são os diretores de relações internacionais de cada universidade, que por sua vez, compõem um fórum de discussão das questões inerentes à cooperação internacional”, elucidou Asmus.
Anualmente, o grupo se reúne duas vezes, sendo um encontro de reitores e outro de delegados assessores. “Essas reuniões acontecem em caráter presencial, e em diferentes países. Este ano, pela primeira vez, sediaremos o encontro de delegados assessores pela primeira vez na FURG. O evento é muito significativo para a universidade, pois, ao lado da UFRGS, somos as únicas duas instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul que integram a AUGM. Sendo assim, temos um papel muito importante no debate acerca de questões de divulgação acadêmica e assuntos estratégicos para o sul do país”, completou o secretário.