COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

Reinter inicia planejamento para o encontro de Delegados Assessores da AUGM em 2024

FURG sediará o evento pela primeira vez

Na tarde desta quarta-feira, 31, a Secretaria de Relações Internacionais da FURG (Reinter) deu início às primeiras tratativas para a elaboração da edição de 2024 do Encontro de Delegados Assessores da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM). A ação acontece de 18 a 19 de abril; esta será a primeira vez que a instituição sediará o evento.

Notícias Relacionadas
De acordo com o secretário de Relações Internacionais, Milton Asmus, o encontro é de extrema relevância para a FURG, não apenas pelo seu caráter de ineditismo, mas também para demonstrar toda capacidade instalada da universidade. “Neste momento, podemos demonstrar não só a excelência que temos em ensino, mas também no desenvolvimento de pesquisas, já que a rede possui um enorme interesse nos temas de sustentabilidade e inovação; áreas em que a FURG possui grande relevância, em especial, com questões alinhadas a economia azul”, explicou o professor.

Na oportunidade, os servidores da Reinter estiveram reunidos com a assessora do reitor, Letícia Chaplin, o assessor de Projetos Estratégicos do Gabinete, Mozart Tavares; o secretário de comunicação, Law Tissot; e o coordenador da Secretaria de Comunicação (Secom), Guilherme da Luz, para tratar de questões relacionadas à logística e à divulgação das primeiras etapas do vindouro evento. 

Sobre o grupo e o encontro

Composto por 41 universidades públicas da América do Sul, a AUGM é uma rede de cooperação internacional que, por meio de relações institucionais entre seus membros, procura desenvolver e consolidar a educação superior no continente, bem como estimula a elaboração de soluções para problemas estratégicos na região – muitos relacionados com a sustentabilidade.

“A organização possui dois grupos de representantes das universidades integrantes: os reitores e os delegados assessores. Estes últimos são os diretores de relações internacionais de cada universidade, que por sua vez, compõem um fórum de discussão das questões inerentes à cooperação internacional”, elucidou Asmus.

Anualmente, o grupo se reúne duas vezes, sendo um encontro de reitores e outro de delegados assessores. “Essas reuniões acontecem em caráter presencial, e em diferentes países. Este ano, pela primeira vez, sediaremos o encontro de delegados assessores pela primeira vez na FURG. O evento é muito significativo para a universidade, pois, ao lado da UFRGS, somos as únicas duas instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul que integram a AUGM. Sendo assim, temos um papel muito importante no debate acerca de questões de divulgação acadêmica e assuntos estratégicos para o sul do país”, completou o secretário.

 

Galeria

Reinter inicia planejamento para sediar, de forma inédita, o Encontro de Delegados Assessores da AUGM na FURG

Hiago Reisdoerfer/Secom