Com o objetivo de compartilhar conhecimentos acerca dos repositórios de dados de pesquisa, a Rede Brasileira de Repositórios Digitais (RBRD), por meio das Redes Sul, Centro-Oeste e Sudeste, promoveu no último dia 4 de setembro, via meet, o evento Experimentação Repositório de Dados de Pesquisa.
Ninhos de aves são isolados no campus Carreiros
Curso de Biblioteconomia recebe homenagem da Câmara Municipal pelos 50 anos de história
Sistema de Bibliotecas inicia pesquisa de opinião na próxima semana
O Núcleo de Dados de Pesquisa é pautado no aprimoramento dos conhecimentos no uso do software Dataverse como repositório de dados institucional, além do apoio na disseminação do conhecimento na Rede Brasileira de Repositórios Digitais (RBRD). Visa disponibilizar dados de pesquisa e promover sua citação e reconhecimento como produção científica legítima. Foram expostos os objetivos da proposta bem como os pontos positivos, como acesso e Transparência, Preservação, Compartilhamento, Organização de Dados, Impacto/visibilidade para os pesquisadores e para a instituição, Reprodutibilidade da pesquisa, Reuso de dados por outros pesquisadores , Instalação do Dataverse institucional. As palestrantes falarem da sua experiência sobre a primeira etapa do projeto e também apresentaram sobre o Deposita Dados é um repositório nacional brasileiro de dados de pesquisa, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), que visa reunir, organizar e divulgar dados gerados por pesquisas científicas de instituições brasileiras que ainda não possuem seus próprios repositórios de dados.
Foram mais de 90 participantes, de várias regiões do Brasil.
O evento foi promovido pelas coordenadoras da Rede Sul, professora Angélica C. D. Miranda (FURG) e Caterina Groposo Pavão (UFRGS), e Isabela Figueiredo da Silva (bolsista Sul). Pela Rede Centro-Oeste, a coordenadora Claudia Bueno, Anne Oliveira e Euler R. Sena dos Santos (bolsistas Centro-Oeste). Também participaram a coordenadora da Rede Sudeste, a bibliotecária Claudete Fernandez Queiroz e Aline da Silva Alves (bolsista Sudeste).
O evento alcançou o objetivo proposto que foi abordar a importância da gestão dos dados de pesquisa na Ciência Aberta. Os encaminhamentos foram para que novas atividades sejam realizadas com temáticas afins.