Nesta última terça-feira, 21, o Salão de Convenções da Fiergs, em Porto Alegre, recebeu a cerimônia de entrega do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2025. De acordo com o Governo do Estado, a iniciativa – concedida por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) - busca reconhecer a ciência produzida em território gaúcho e, também, destacar trajetórias de profissionais que se destacaram na academia e setores público, industrial, empresarial e de comunicação.
Nume realiza cerimônia com homenagem a quatro aposentados nesta última quinta-feira, 23
Divulgada a abertura do processo de consulta para a superintendência do Hospital Universitário
FURG SAP realiza Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com programação aberta à comunidade
“Comemoramos essa conquista com imensa satisfação. A premiação ao professor Wilson Wasielesky Jr., e à TerraMares, representa não apenas o destaque individual desses trabalhos, mas o compromisso coletivo da FURG com a excelência científica e a inovação como ferramenta de transformação social com impacto real na vida da nossa comunidade, região e Estado”, aponta a diretora de Pesquisa da Universidade, Dinalva Sales.
Segundo a professora, o resultado é fruto de um processo cuidadoso de análise conduzido pela Universidade, que envolveu a avaliação dos currículos dos seus pesquisadores, grupos de pesquisa e empresas de base tecnológica, para buscar o alinhamento com a temática proposta pelo prêmio neste ano. “Esse trabalho culminou com dois prêmios que, para nós, enquanto instituição, destacam a importância do investimento em pesquisa, inovação e empreendedorismo de base científica. Registramos nossos parabéns aos premiados, aos pesquisadores indicados e à equipe que se dedicou neste processo. Essa é, sobretudo, uma conquista de toda a comunidade da FURG”, completa Dinalva.
Sobre essa edição
Com o tema “Ciência para a Reconstrução e Resiliência”, a premiação tem como objetivo incentivar a cultura da inovação nas cadeias produtivas e a integração entre governo, comunidade científica e meio empresarial para promover melhorias concretas à sociedade gaúcha por meio do reconhecimento do trabalho de pesquisadores e profissionais que se destacaram em áreas estratégicas.
Além das categorias anteriormente citadas, nesta edição, o prêmio de Pesquisador Destaque, também agraciou profissionais de outras oito áreas: Ciências Biológicas; Ciências da Computação e Informação; Engenharias; Física e Astronomia; Ciências Humanas e Sociais; Ciências da Saúde; Matemática e Estatística e Química. As demais categorias, voltadas para o nível de graduação, ambiente empresarial e setor público também contemplaram: Jovem Pesquisador; Pesquisador na Empresa; Pesquisador no Setor Público; e Profissional de Comunicação da Área de Ciência e Inovação Tecnológica.
Prêmio Futuro da Terra
No início de setembro, a Fapergs realizou a entrega de outra premiação, esta dedicada a contribuições ao agronegócio e à preservação ambiental. O Prêmio “Futuro da Terra”, criado em 1997, é entregue anualmente, contemplando cinco eixos de atuação. De acordo com a Fundação, seu caráter se dá no reconhecimento de pesquisas que contribuem para o desenvolvimento e o desempenho do setor agrário gaúcho por meio de cinco eixos: Cadeia de Produção, Inovação e Tecnologia Rural, Preservação Ambiental, Startup Inovadora e Prêmio Especial.
Na ocasião, após 16 anos sem nomeações, a FURG aparece na lista de agraciados com três nomes: os professores Jorge Alberto Vieira Costa, da Escola de Química e Alimentos (EQA); e Wilson Francisco Britto Wasielesky Jr. (IO), que receberam a distinção na categoria “Cadeia de Produção”; e Luiz Antônio de Almeida Pinto (EQA), que foi reconhecido na categoria “Preservação Ambiental”. Ao todo, 11 pesquisadores e duas startups foram premiadas nesta edição.