Aconteceu na tarde desta última quinta-feira, 23, no Núcleo de Memória Eng. Francisco Martins Bastos (Nume), mais uma cerimônia de homenagem aos aposentados do último trimestre. O evento - fruto de uma parceria com a Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep) e o Gabinete da Reitoria – celebrou a trajetória de quatro servidoras. O propósito da atividade é promover afeto e proximidade entre a comunidade universitária, buscando comemorar a carreira de cada pessoa que ajudou a construir a Universidade.
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG recebe o Prêmio ANTAQ 2025
Para o presidente do Nume, a cerimônia é sempre um momento de prazer, pois possibilita não apenas o reencontro, mas também simboliza o quanto a Universidade reconhece a importância da trajetória de cada pessoa que contribui para a sua transformação constante. “Neste momento, a FURG precisa do nosso abraço. Temos que acarinhá-la com o mesmo carinho que a comunidade do Rio Grande deu na sua fundação. A nossa instituição é fruto do querer dessa comunidade. É com muita honra que a gente organiza esse espaço para, com alegria dizer-lhes em nome da FURG, muito obrigado, e, em tempo, pedir para que sempre que possível continuem colaborando conosco. Essa sempre será a casa de vocês”, discursou Péricles.
Para o reitor em exercício, esse espaço, realizado de três em três meses, proporciona momentos de reconhecimento e de confraternização com colegas que, por muitos anos, foram fundamentais no enfrentamento de grandes desafios vividos pela Universidade; pessoas que dedicaram seu tempo e suas carreiras, muitas vezes indo além dos afazeres da própria função, a fim de prestar o verdadeiro serviço público.
“Aqui estamos, juntos, para celebrar esse momento de reconhecermos a atuação das servidoras e dos servidores que construíram essa instituição. Se a FURG chegou aos seus 56 anos, é porque nós temos e tivemos servidoras e servidores que dedicaram o seu tempo e a sua vida, na construção dessa Universidade”, concluiu Ednei.