Ingresso

Quer fazer parte do time FURG pelo Sisu? Saiba como!

Até 15 de abril, candidatos podem pedir isenção no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), primeiro passo para quem quer entrar na universidade

Todos os anos aproximadamente 2600 estudantes ingressam na FURG utilizando a nota do Enem para participar do Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

Notícias Relacionadas
O Enem, desde 2009, se tornou a principal porta de entrada para quem quer fazer um curso de graduação no Brasil. Na FURG a prova também é o primeiro passo para quem quer ingressar na universidade pelo Sisu.

O coordenador de processos seletivos da Comissão de Permanente de Processo Seletivo (Coperse) da FURG, Ricardo Giacobbo Luz salienta sobre a importância da prova do Enem para os candidatos que desejam ingressar em uma universidade pública e de qualidade. “Em uma sociedade cada dia mais exigente e competitiva, o ingresso no ensino superior ganha a cada dia mais importância no desenvolvimento pessoal e técnico das pessoas. Nesse sentido, a busca por qualificação se torna cada vez mais indispensável e o ingresso na graduação é parte importante nesse processo”, reforça.

Até sexta-feira, 15, quem deseja fazer a prova pode solicitar isenção da taxa de inscrição para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),que organiza o Enem. No ano passado, o valor da taxa de inscrição era de R$ 85,00. Quem conseguir a isenção, não precisa fazer o pagamento deste valor.

Quem pode solicitar a isenção?
- Estudantes que estejam cursando a última série do ensino médio no ano de 2022, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;

- Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, que tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;

- Participantes que se declaram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que informe o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

A estudante do sétimo semestre do curso de Engenharia Civil, Bruna Fick conta sobre a importância de poder fazer a prova gratuitamente teve em sua jornada acadêmica. ”Consegui não pagar porque era o meu último ano do ensino médio, então fico muito feliz que existe a isenção pra todos aqueles que estão saindo do ensino médio. Para mim, foi fundamental porque sem o Sisu, eu não estaria na FURG hoje. Sem ele eu não conseguiria ingressar na graduação, tanto que nunca nem cogitei fazer uma faculdade particular, devido à falta de condições financeiras. Desta forma, apostei todas as minhas fichas na prova do Enem e, posteriormente, no Sisu”, destaca.

A FURG

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) é uma instituição pública e gratuita que dispõe de cursos de graduação, especialização, mestrado, doutorado e residência.

Está presente em quatro municípios: Rio Grande, São Lourenço do Sul, Santo Antônio da Patrulha e Santa Vitória do Palmar.

Além do Sisu, a FURG dispõe de outros processos seletivos sendo eles: o Processo Seletivo de Ocupação de Vagas Ociosas, Edital de Vagas Complementares e Processo Seletivo Específico para estudantes indígenas, quilombolas.

*Estagiária de Jornalismo, com supervisão de Fernanda Cadaval e Lara Nasi