GESTÃO

Proinfra: manutenção e planejamento estratégicos para melhorar a infraestrutura da FURG

Com foco na eficiência operacional e na segurança, a pró-reitoria atua em quatro frentes: projetos, manutenção, operação e capacitação

 

A infraestrutura está na base de tudo o que acontece dentro de uma universidade. Salas de aula, laboratórios, prédios administrativos, sistemas de segurança e até o transporte: tudo precisa funcionar bem para que o ensino, a pesquisa e a extensão aconteçam de modo pleno. A Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra) é responsável por garantir que toda a estrutura da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) funcione bem. Isso inclui desde grandes obras até contratos essenciais para o dia a dia, como limpeza, vigilância, manutenção elétrica, entre outros. Em resumo: é o setor que viabiliza as condições físicas e operacionais para que a FURG possa cumprir seu papel.

 

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Desde o início da nova gestão, a Proinfra é liderada pelo professor Rafael Paes. Além das atribuições do cargo, ele vê no desempenhar da função outra oportunidade de contribuição: “a ideia é realmente poder retribuir um pouco o que a Universidade tem proporcionado à minha família e a milhares de estudantes”, diz. 

A história de Rafael com a FURG começou em 2012, quando ingressou como professor da Escola de Engenharia (EE). Formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com mestrado e doutorado na mesma área, ele trouxe consigo uma sólida bagagem acadêmica e também experiência empresarial. Na Universidade, leciona em diversos cursos de graduação, orienta alunos da pós-graduação em Engenharia Mecânica e coordena o Laboratório de Engenharia de Produção e o Núcleo de Gestão de Operações.

O convite para assumir a Proinfra surgiu após a consulta à Reitoria no ano passado, e foi amadurecido ao longo do processo de escuta conduzido pela chapa eleita. Rafael participou de perto dessa caminhada e percebeu a urgência de uma atenção especial à área. “Dentre os diversos desafios identificados, um deles era muito evidente: a Infraestrutura. Sabíamos que era necessário compreender o que estava acontecendo para estruturar a pró-reitoria de forma a atender as demandas atuais e futuras da Universidade”, explica.

 Um cenário desafiador

A infraestrutura das universidades federais no Brasil foi construída ao longo de décadas, em ciclos de expansão e retração muito influenciados por decisões políticas e econômicas. Na FURG, o período de crescimento proporcionado pelo programa Reuni, anos atrás, trouxe melhorias e novos espaços. No entanto, a partir de 2016, com a crise orçamentária, os investimentos em infraestrutura estagnaram.

“O resultado dessa combinação entre expansão, crise orçamentária e planejamento operacional deficitário foi uma situação crítica: obras paradas, instalações degradadas, perda de capacidade de aplicação de recursos e impactos diretos na qualidade do ensino e da pesquisa”, relata Rafael.

 

Diante dessa realidade, a equipe da Proinfra decidiu concentrar esforços na manutenção da infraestrutura existente, antes de pensar em novas construções. A proposta é atuar de forma integrada e colaborativa com as unidades acadêmicas e administrativas, e estruturar as ações da pró-reitoria em quatro dimensões principais: projeto, manutenção, operação e capacitação.

 

Ações em curso

No campo dos projetos, a Proinfra já está envolvida em cinco obras do PAC e nas urbanizações dos campi de Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar. Também estão sendo planejadas melhorias na infraestrutura de prevenção e combate a incêndios em diversos prédios.

 Em manutenção, a prioridade é aumentar a cobertura de contratos essenciais, como manutenção predial, elétrica, de geradores, motores e veículos. A meta é garantir mais agilidade e segurança na resposta às necessidades da Universidade.

Na área de operações, a Proinfra coordena contratos de serviços como vigilância, portaria, limpeza, jardinagem e transporte, que envolvem cerca de 400 trabalhadores terceirizados. “Atuamos, diariamente, na fiscalização, renovação e ampliação de contratos”, explica o pró-reitor.

 Também está em andamento um processo de gestão de riscos na Coordenação de Patrimônio, com apoio do Núcleo de Apoio Executivo (Nuex). Além disso, uma comissão técnica foi criada, em parceria com a Escola de Engenharia, para avaliar a frota de veículos da FURG. “Essa iniciativa visa a diagnosticar a frota, buscando condições operacionais e de segurança. Temos um grande desafio no que tange à gestão da divisão de transporte”, conta.

 Capacitação para fortalecer a base

Nenhuma mudança estrutural se sustenta sem pessoas preparadas para fazê-la acontecer. Por isso, capacitar as equipes da Universidade também é uma prioridade. Em parceria com a Proplad, foi iniciado em março um curso de planejamento de contratações públicas. “A principal motivação é a necessidade urgente de aumento da cobertura contratual e, consequentemente, a oferta de serviços relacionados à manutenção e infraestrutura”, destaca Rafael.

 Ao longo de 2025, outras capacitações estão previstas, com temas como liderança, gestão de projetos, qualidade e manutenção. “Nossa visão é clara: para melhorar a segurança operacional, o atendimento e a qualidade dos serviços prestados precisamos capacitar continuamente a nossa equipe, hoje a base de nossas operações”. No segundo semestre deste ano, a Proinfra pretende iniciar uma discussão mais ampla sobre o planejamento de infraestrutura e operações na FURG, no sentido de construir um caminho mais coletivo e sustentável para o futuro da Universidade.