COMUNICAÇÃO E CULTURA

Aula especial dá início a curso de formação de agentes culturais

Realizado no Teatro Municipal, evento contou com a presença da ex-deputada Manuela D'Ávila

Foto: Fernando Halal/Secom

Através uma parceria entre a FURG e o governo federal, o Teatro Municipal do Rio Grande sediou, na última quarta-feira, 8, o encontro especial Comunicação e Cultura: A Batalha das Redes.

Notícias Relacionadas

O evento teve as presenças da ex-deputada Manuela D'Ávila e da jornalista Maria Fernanda, que subiram ao palco sob a mediação do gestor cultural Pedro Vasconcellos.

Com o objetivo de promover o diálogo e a reflexão sobre o papel da comunicação na cultura e na sociedade, o encontro fez parte do Curso de Formação de Agentes Culturais e Gestores Públicos, promovido pela FURG e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Rio Grande.

"A gente sempre questionou no capitalismo a concentração do poder econômico. Quando falamos das big techs, estamos falando de muitos poderes associados. Eu transformei os meus espaços de militância e de um conjunto de reflexões e debates em espaços atravessados pela cultura, pela literatura, que é ao que eu me aproximo. Hoje dirijo o maior clube de leitura do país. Os clubes de leitura são a maior revolução do mercado editorial, da história do mercado editorial brasileiro. E o ambiente em que acontece isso é também um ambiente virtual. Então, eu vim propor que a gente pense em caminhos e soluções, mesmo que sejam locais. Pequenos respiros que a vida na Internet ainda tem. Porque eles ainda existem. São pequenos, não são democráticos, mas eles existem. E eu acho que quem opera cultura numa cidade precisa se aproveitar disso e entender que a magia passa por as pessoas se verem, se perceberem, que é o que a gente pode construir juntos aqui", disse Manuela. "O volume de pessoas inscritas (para o curso), que superou todas as expectativas, é a manifestação mais cabal da necessidade dele para as pessoas que vivem aqui em Rio Grande poderem se qualificar, compreender o tempo que a gente vive e também como se qualificar para o mercado", disse Manuela.

"Foi um lindo momento de troca, reflexão e questionamentos sobre como a cultura contribui no enfrentamento às redes de ódio e fake news, e como podemos utilizar a Internet como nossa aliada", resumiu Maria Fernanda.

O Curso de Formação de Agentes Culturais é realizado por meio de recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. As inscrições foram prorrogadas até o dia 15 de outubro, e podem ser realizadas aqui.

Horas antes, Manuela fez uma visita à FURG, onde esteve reunida com a reitora Suzane Gonçalves. Na pauta, estiveram questões institucionais envolvendo a Universidade.

 

 

Galeria

Fernando Halal/Secom