QUALIDADE ASSISTENCIAL

HU-FURG e HE-UFPel passam a integrar lista da Anvisa que monitora a segurança do paciente

Hospitais vinculados à Rede Ebserh no sul do estado foram incluídos nas Listas Positivas de regularidade de notificação de incidentes relacionados à assistência à saúde no sistema Notivisa

O  Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG) e o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel) , ambos administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), passaram a integrar as Listas Positivas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A inclusão reconhece a regularidade das notificações de incidentes e eventos adversos relacionados à assistência à saúde no Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária (Notivisa), ferramenta que monitora a qualidade e a segurança dos cuidados oferecidos em todo o país.
As listas da Anvisa abrangem todos os serviços de saúde, públicos e privados, que notificam regularmente incidentes à agência reguladora. Nos hospitais universitários vinculados à Rede Ebserh, esse reconhecimento ganha um significado especial, pois reflete o compromisso com a segurança do paciente e o aprimoramento constante das práticas assistenciais. No HE-UFPel e do HU-FURG o impacto é direto na população atendida exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ao mesmo tempo que fortalece as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nas instituições, integrando cuidado, formação e produção de conhecimento.

Como funciona esse monitoramento?

As notificações registradas no Notivisa ajudam os hospitais a identificarem e corrigirem rotas que possam colocar em risco a segurança dos pacientes. O sistema permite acompanhar os chamados incidentes e eventos adversos — situações que possam causar ou tenham causado algum dano não intencional durante o cuidado.
Essas notificações são enviadas mensalmente pelos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) e analisadas pelos Setores de Gestão da Qualidade (STGQ) de cada umidade hospitalar. A partir delas, são produzidos relatórios com causas, consequências e recomendações. Esse processo possibilita que as instituições adotem medidas preventivas, aperfeiçoem protocolos e fortaleçam a cultura de segurança do paciente, conforme orienta a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 36/2013 da Anvisa.
Segundo o Informe Técnico nº 01/2024 da Anvisa, a inclusão nas Listas Positivas indica que o serviço de saúde realizou notificações regulares em pelo menos dez meses do ano. Essa constância é considerada uma boa prática nacional para a promoção de ambientes mais seguros e de aprendizagem contínua.

HU-FURG: compromisso com a segurança e o cuidado

No HU-FURG, a inclusão na Lista Positiva da Anvisa reforça o compromisso institucional com a segurança do paciente e a qualificação da assistência prestada à comunidade no SUS. Para a chefe da Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente (UGQSP), Ana Paula Vaghetti, “A segurança do paciente é algo que construímos todos os dias, em todos os setores do HU-FURG, tanto na assistência direta quanto nos serviços de apoio.”
Os profissionais têm a possibilidade de notificar voluntariamente qualquer incidente relacionado à segurança, mas a UGQSP também realiza uma busca ativa. A partir dessas notificações, os casos são investigados e são elaborados planos de ação voltados para a melhoria contínua dos processos. “O mais importante é que cada notificação se transforma em aprendizado e em melhoria institucional”, ressalta Ana Paula.
Entre as ações decorrentes dessas análises estão a divulgação de alertas de farmacovigilância e tecnovigilância, a qualificação da prescrição médica, melhorias em artigos e equipamentos, e a implementação de novos protocolos, treinamentos e tecnologias. Um exemplo, é a implantação do acesso central guiado por ultrassonografia, que representa um grande avanço em termos de prática segura.
Todo esse trabalho é desenvolvido de forma integrada com o Núcleo de Segurança do Paciente, que reúne representantes de diversas áreas do hospital. Para Ana Paula, “estar na Lista Positiva da Anvisa é o reconhecimento de um trabalho sério, coletivo e constante, sempre com foco na segurança e na qualidade da assistência que oferecemos aos nossos pacientes”.

HE-UFPel: segurança do paciente como prática de aprendizado contínuo

“Uma das principais contribuições dessas notificações é a qualificação das práticas assistenciais”, pontuou Susana Cecagno, chefe do STGQ. “Ao documentar eventos adversos, conseguimos identificar padrões e aperfeiçoar fluxos de trabalho. Isso fortalece a cultura de segurança e transforma cada situação em uma oportunidade de aprendizado coletivo.” No HE-UFPel, a presença na Lista Positiva reflete o trabalho integrado entre as equipes assistenciais, a gestão da qualidade e a segurança do paciente. Segundo a chefe da Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente (UGQSP), Dione Lima Braz, o resultado é fruto de um processo contínuo de aperfeiçoamento. “O HE-UFPel vem evoluindo continuamente na melhoria das práticas, visando qualificar a assistência e garantir a segurança do paciente. Uma das estratégias é a investigação e implementação de processos que partem das notificações de eventos adversos e incidentes ocorridos durante o cuidado”, explica.
As notificações podem ser feitas por profissionais de saúde, pacientes ou familiares, e são registradas no Vigihosp, sistema interno da Rede Ebserh que gerencia esses dados. Após a análise, são elaborados relatórios que detalham o que ocorreu, as causas e as consequências, possibilitando uma visão retrospectiva e preventiva das situações.
Entre os resultados desse trabalho estão a revisão de protocolos, treinamentos direcionados e a adoção de medidas que aumentam a confiabilidade dos processos. Essa abordagem transforma a gestão da segurança do paciente em um instrumento de melhoria contínua, em consonância com os princípios defendidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).