REESTREIA

Programa Trilhas volta ao ar debatendo a curricularização da Extensão

Primeiro episódio vai ao ar nesta sexta-feira, às 17h, no canal do Youtube da FURG

Aproveitando a realização da 20ª Mostra da Produção Universitária (MPU), que tem como área destaque a Extensão, reestreia nesta sexta-feira, 26, às 17h, o Programa Trilhas da Extensão, pelo canal do Youtube da FURG e podcast no site. Com uma edição especial, em formato de entrevistas, o programa vai abordar a curricularização da Extensão nos cursos de graduação da FURG.

Notícias Relacionadas
O Programa Trilhas da Extensão, uma iniciativa da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), foi ao ar pela primeira vez pela FURGFM em 2019 e teve sua primeira temporada de agosto a dezembro, contabilizando 14 programas.

Em 2020, em virtude da pandemia da Covid-19, o Trilhas da Extensão teve sua segunda temporada vinculada no canal do YouTube e na TV FURG (canal 15 da NET). Os programas do ano passado podem ser acessados aqui.

Este ano, o programa terá uma edição especial, com cinco episódios, em formato de entrevistas. Os dois primeiros episódios abordarão a implementação da curricularização, fazendo uma breve retrospectiva sobre a Extensão na universidade e sobre como está sendo realizado esse processo pelas pró-reitorias de Extensão e Graduação. Será abordada também a criação da Comissão de Análise e Avaliação para inserção da extensão nos currículos dos cursos de graduação da FURG.

Os demais episódios são destinados aos relatos das unidades acadêmicas sobre os projetos de Extensão que já desenvolvem e também sobre como estão trabalhando para a implantação da curricularização da Extensão em suas unidades.

Ao final de cada episódio acontece o ‘Minuto Cultural’, uma promoção da Diretoria de Arte e Cultura (DAC). Serão exibidos cinco vídeos de três projetos: ‘Ponderações sobre o Imponderável’,Vozes de Mulheres’ e ‘Minuto Poético’.

O programa Trilhas da Extensão é uma produção dos servidores Juliana Rodrigues, Shermam Souza e Everton Cosme, da Secretaria de Comunicação (Secom) da FURG. Juliana Rodigues, jornalista da Secom, explica que, “o Trilhas inicialmente foi pensado como um produto de rádio para rádio, mas com a chegada da pandemia o programa precisou se adaptar à nova realidade, e no ano passado fizemos uma versão para o YouTube. E este ano junto com os colegas Shermam e Everton repensamos o formato para que além do YouTube ele pudesse voltar também em formato de podcast, recuperando um pouco das características iniciais do programa e abordando este importante tema que é a curricularizacão da extensão nos cursos de graduação na FURG. Vemos o Trilhas como mais um canal específico para divulgar as ações de Extensão da universidade”.

Confira abaixo a sinopse de cada episódio do Trilhas da Extensão.

1º EPISÓDIO

Com intuito de abordar a implementação na curricularização da Extensão na FURG, este primeiro episódio faz uma breve retrospectiva da história da extensão na universidade e como as Pró-reitorias de Extensão e de Graduação estão trabalhando neste processo.

Os convidados serão os pró-reitores, Daniel Prado (Proexc) e Sibele Martins (Prograd).

2º EPISÓDIO

Neste episódio conversamos sobre como foi criada a Comissão de Análise e Avaliação para inserção da extensão nos currículos dos cursos de Graduação da FURG e os integrantes da Comissão relataram um pouco do trabalho que vêm desenvolvendo.

O episódio terá como convidados, o diretor de Extensão, André Lemes e os integrantes da comissão de curricularização de Extensão: Carla Silva da Silva, Luiza Machado da Silva, Claudio Rossano Trindade e Rafaele Rodrigues de Araújo.

3º EPISÓDIO

As unidades acadêmicas da FURG relatam os projetos de extensão que já desenvolvem e como estão se organizando para a implantação da curricularização da Extensão em suas unidades.

O episódio traz como convidados Felipe Kessler, da Escola de Química e Alimentos; Rafaele Araújo, do Instituto de Matemática, Estatística e Física; Rodrigo Desessards Jardim, do Instituto de Ciências Biológicas; Maria da Graça Zepka Baumgarten, do Instituto de Oceanografia e Cezar Bastos, da Escola de Engenharia.

4º EPISÓDIO

Neste episódio o programa continua abordando sobre os projetos de extensão que estão sendo desenvolvidos pelas unidades acadêmicas da FURG e como estão se organizando para a implantação da curricularização da Extensão em suas unidades.

Os convidados serão Suzane da Rocha Vieira Gonçalves, do Instituto de Educação; Eder Leandro Bayer Maier, do Instituto de Ciências Humanas e da Informação; Fernanda Geri Bohlke Hobus, do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis e Felipe Kern Moreira, da Faculdade de Direito.

5º EPISÓDIO

O último episódio do programa continua a conversa com as unidades acadêmicas da FURG sobre os projetos de extensão que já desenvolvem e como estão se organizando para a implantação da curricularização da Extensão em suas unidades.

Os convidados serão Cláudio Moss da Silva, da Faculdade de Medicina; Edison Barlem, da Escola de Enfermagem; Adriano Velasque Werhli, do Centro de Ciências Computacionais e Elaine Nogueira da Silva, do Instituto de Letras e Artes.