Em agosto, o curso de mestrado em Ambientometria, do Programa de Pós-graduação em Ambientometria (PPGAmb), deu início à suas atividades com a aula inaugural ministrada pelo coordenador Juliano Marangoni.
Iniciado o processo de votação online para eleição da nova reitoria da FURG
Último debate entre as chapas aconteceu nesta terça, 17
Líderes gaúchos marcam presença no maior evento nacional sobre ecossistemas de inovação
Na ocasião, alguns docentes responsáveis pela criação do curso estiveram presentes, como o idealizador do projeto, Paul Kinas, Ednei Primel, o diretor de pesquisa Leandro Bugoni, a direção do Instituto de Matemática Estatística e Física (Imef), Adriana Pereira e Jorge Pimentel, além de outros docentes, técnicos e convidados. A primeira turma conta com sete alunos de diversas localidades.
O PPGAmb, que está vinculado ao Imef, visa contribuir para a formação de capital humano na área das Ciências Ambientais, com foco em Ambientometria e Modelagem Ambiental a Zonas Costeiras e Marinhas.
O programa envolve docentes do Imef, do Instituto de Oceanografia (IO), Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Escola de Engenharia (EE) e Centro de Ciências Computacionais (C3), além das universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Santa Catarina (UFSC) e do Paraná (UFPR).
A Ambientometria visa descrever e avaliar, através de modelos matemáticos e estatísticos, a estrutura e o funcionamento dos sistemas ambientais, bem como auxiliar na compreensão do relacionamento e das interações entre os organismos e seus ambientes, dos métodos de conservação da natureza e da utilização de seus recursos.