Nesta última segunda e terça-feira, 25 e 26, as professoras Suzane da Rocha Vieira Gonçalves - atual diretora do Instituto de Educação (IE); Gabriela Medeiros Nogueira - coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação; e Janaina Lapuente, estiveram em Brasília para participar do Seminário técnico "Formação continuada das universidades: avaliação do PNAIC e a caminhada do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada".
Coperse divulga lista de classificação para os editais Próprio e Licenciatura em Educação do Campo
Prograd promove primeira edição do Comgrad em 2026
Instituto de Oceanografia oferta disciplinas online na temática socioambiental
No primeiro dia de atividades foi realizado um painel com a participação de ex-coordenadores do primeiro arranjo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para quatro das cinco regiões do país, na finalidade de discutir a "articulação das universidades com as redes e sistemas nacionais e a gestão do processo de formação continuado por regiões". No segundo dia, a programação debateu os impactos do PNAIC e o papel das universidades na formação continuada de professores alfabetizadores (projetos de ensino, pesquisa e extensão); essa iniciativa contou com a participação da diretora Suzane Vieira como uma das palestrantes.
Em outro painel, intitulado "Formação Continuada: o papel das entidades científicas do campo da alfabetização", as professoras da FURG, Janaína Lapuente - vinculada a Associação Brasileira de Alfabetização; e Gabriela Medeiros Nogueira – vinculada a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação – tiveram ficaram responsáveis pela condução da atividade, na condião de painelistas. Ainda durante a programação do dia, foram realizados outros painéis para debater a temática. Antes do encerramento, o evento dedicou um espaço para a discussão dos assuntos colocados durante toda programação; o ambiente também propôs a reflexão sobre a valorização dos profissionais da educação.