RECONHECIMENTO

Professora do Imef é finalista de prêmio e vira case de pesquisa da Universidade de Harvard

Evento colocou professora de Harvard em contato com trabalho da Salaest, da FURG

Foto: Arquivo/FURG

Anualmente, desde 2011, a Fundação Carlos Chagas (FCC) confere o prêmio Professor Rubens Murillo Marques. Este tem como objetivo valorizar e divulgar experiências educativas, propostas e realizadas por docentes dos cursos de Licenciatura, na formação de professores para a Educação Básica.

Notícias Relacionadas

A professora Mauren Porciúncula Moreira da Silva, do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) foi finalista ao prêmio com o projeto intitulado "Sala de Aprendizagem Estatística (Salaest): um ambiente interativo e cooperativo para a formação do professor de Matemática". Para este prêmio, é considerada a metodologia de ensino retratada na utilização de estratégias que tenham sido criadas, agregadas ou adaptadas pelo autor do trabalho tendo em vista o aprendizado da docência.

No Brasil, nove casos participantes do prêmio foram selecionados para integrar a pesquisa "Ensinando a Ensinar: Um estudo sobre práticas formativas na formação inicial docente", desenvolvida pela professora doutora Katherine K. Merseth, da Universidade de Harvard nos Estados Unidos, em parceria com a FCC. Esses docentes, formadores de professores, tiveram a oportunidade de conviver com a pesquisadora, socializar as próprias práticas e conhecer a formação de professores na Graduate School of Education de Harvard.

Esta iniciativa de criação da Salaest foi propulsora do projeto Espaços de Aprendizagem Colaborativa do Imef, em fase de implantação. Estes propiciarão a inclusão de práticas criativas e inovadoras no ensino, demandas legais nacionais para avaliação de cursos de graduação.

 

 

Galeria

A foto mostra a professora do Imef, Mauren Porciúncula, junto da professora Katherine Merseth, da universidade de Harvard.

Prêmio Professor Rubens Murillo Marques é concedido pela Fundação Carlos Chagas

Divulgação