Na tarde de quarta-feira, 7, foi realizado no Salão Nobre da Prefeitura do Rio Grande o lançamento oficial do Mês da Proteção, também conhecido como Maio Laranja, com foco no combate à violência e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Alunos de escolas públicas e particulares recebem medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática
Reitora e vice-reitor apresentam servidores que receberão distinções na Assembleia Universitária 2025
HU-FURG realiza 191 atendimentos durante o mutirão do Dia E
O evento contou com a presença de autoridades municipais, representantes de instituições parceiras, profissionais da rede de proteção e da comunidade. A palestra principal foi ministrada pela professora doutora da FURG Simone Paludo, que abordou os desafios do enfrentamento à violência sexual na infância e adolescência e a importância da atuação conjunta entre poder público e sociedade civil.
Em sua fala, ela destacou a marca Faça Bonito, acompanhada do desenho de uma flor, e explicou que os símbolos representam um chamado das próprias crianças e adolescentes para que toda a sociedade assuma a responsabilidade de protegê-las, denunciando e combatendo todas as formas de violência sexual. A flor, por sua vez, representa a fragilidade de uma criança, remetendo a desenhos infantis e alertando para a necessidade de proteção e cuidado.
Simone também destacou as diferenças entre abuso e exploração sexual, salientando que o abuso sexual é imposto através de força física, poder real e simbólico, ameaça ou outras formas de coerção. É um ato de natureza sexual cometido contra crianças e adolescentes, onde estes têm a sua sexualidade usada como objeto. Já a exploração sexual, de acordo com a professora, trata-se da utilização sexual de crianças e adolescentes com intenção de lucro ou de troca, seja financeira ou de qualquer espécie. A professora salientou que a maioria dos casos ocorre dentro da própria casa, onde a criança ou o adolescente deveria se sentir seguro e protegido, e finalizou a sua participação destacando “a importância da denúncia e de que cada cidadão cumpra o seu papel dentro da sociedade para que, desta forma, todos façamos bonito”.
Compuseram a mesa de honra o vice-prefeito Paulo Renato Mattos Gomes, representando a prefeita Darlene Pereira, a secretária de Município de Assistência Social e Direitos Humanos, Dianelisa Peres, o 1º Tenente Claudio Pereira Nunes, representando o comando do 6º BPM, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Daiane de Lacerda, a técnica administrativa em educação Ana Furlong, representando a reitora da FURG Suzane Gonçalves, a gerente de projetos educacionais Débora Goulart, representando a secretária de Município da Educação Cleuza Dias, a psicóloga Paula Herman da 18ª Coordenadoria Regional de Educação, a diretora do Sest/Senat Queli Schenkel e a professora doutora Angela Thorma Pietro, representando a Faculdade Anhanguera – Polo Rio Grande.
A programação completa do Mês da Proteção pode ser acessada neste link.
Canais de denúncia
A campanha Maio Laranja também reforça a importância de todos e todas — pais, educadores, profissionais de saúde e sociedade — estarem atentos aos sinais de abuso e exploração sexual. Caso suspeite de alguma situação, é fundamental denunciar às autoridades competentes.
Existem diversos canais de denúncia para casos de violência contra crianças e adolescentes, que visam garantir que essas situações sejam comunicadas de forma segura e rápida às autoridades competentes.
Alguns dos principais canais:
• Disque 100 – Serviço nacional de denúncia, disponível em todo o Brasil, incluindo o RS. Pode ser utilizado para relatar qualquer tipo de violência ou abuso contra crianças e adolescentes, garantindo sigilo e atendimento especializado.
• Disque 190 – Polícia Militar, que pode ser acionada em casos de emergência ou flagrantes de violência.
• Conselho Tutelar: Órgão municipal responsável por atender crianças e adolescentes ameaçados ou com seus direitos violados.
Números de telefone: (53) 3231-1811 (Conselho Tutelar), Plantão – noite, sábados, domingos e feriados (53) 99136-3791
Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Rio Grande (Comdica): (53) 3231-5013 .
Endereço: Avenida Silva Paes, n 191 (Conselho Tutelar e Comdica)
• Polícia Civil: Através do Disque Denúncia 181, do Disque Denúncia da Polícia Civil (197) ou do WhatsApp (51) 98444-0606.
• Ouvidoria Geral do Estado (OGE): Disponível através do formulário eletrônico no portal do estado, e-mail ou telefone 0800.541.6136.
• Ministério Público: Pode ser acionado para denúncias de violência. Telefone: (53) 3240-6010
*Com informações da Assessoria PMRG