O professor do curso de Artes Visuais do Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Cláudio Tarouco de Azevedo, profere a palestra de abertura do 34º Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic) e do 11º Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior (Eaic-Jr) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O evento será realizado de 04 a 06 de novembro, com apresentação de trabalhos e a realização da 1ª Conferência de Pesquisa e Pós-Graduação e os Workshops do Complexo de Laboratórios Multiusuário (C-Labmu) e da Pós-Graduação.
FURG é representada no 40º Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos
CCMar recebe visita do presidente da Transpetro
TRF4 suspende sentença sobre o Processo Seletivo Trans; entenda
A palestra será às 19h do dia 4 de novembro no Grande Auditório do Campus Central, da UEPG, com o tema "Por uma pesquisa viva: relações criativas entre Arte, Ciência e Ecologias". O professor é doutor em Educação Ambiental pela FURG e abordará a pesquisa compreendida como território vivo, onde a história de vida está implicada nas escolhas que orientam referenciais teóricos e metodologias.
Ele propõe uma reflexão sobre as interconexões entre arte, ciência e ecologias, a partir das três dimensões propostas por Félix Guattari — ambiental, social e subjetiva — como base para práticas de pesquisas sustentáveis. Ao valorizar trajetórias singulares, o professor destaca a articulação entre sensibilidade, conhecimento e engajamento como caminho para um fazer científico mais criativo e comprometido com os desafios ecológicos atuais. Também explora as fronteiras entre produção artística, investigação científica e práticas ecológicas, com ênfase no papel da tecnologia e da inovação na construção de modos de vida sustentáveis.
Mais informações sobre o evento AQUI.