PSICOLOGIA

Professor apresenta pesquisa SABES Grad 2024 e participação da FURG na ReNaSam

Lauro Demenech, do ICHI, foca seus estudos na saúde mental dos estudantes universitários na FURG e no Brasil

Foto: Divulgação

O professor Lauro Demenech, do curso de Psicologia do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), apresentou nesta semana dados preliminares da pesquisa SABES Grad 2024, e também a atualização sobre a participação da FURG na Rede Nacional de Saúde Mental (ReNaSam). Estiveram presentes na reunião a reitora Suzane Gonçalves, a secretária de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades, Ana Furlong Antochevis, o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Márcio Brito, a diretora de Atenção à Saúde, Juliana Flores, a coordenadora de Psicologia Organizacional e Serviço Social, Clarissa Ferigollo, o pró-reitor de Assuntos Estudantis, André Lemes, e a diretora de Desenvolvimento Estudantil, Bruna Nornberg.

Notícias Relacionadas

A pesquisa SABES Grad 2024 vem sendo realizada pelo professor Lauro há dez anos, fruto de suas pesquisas de mestrado e doutorado, com foco na saúde mental dos estudantes universitários na FURG e no Brasil. Os dados preliminares da pesquisa apontam a urgência em se realizar intervenções articuladas desde diferentes setores da Universidade. A ReNaSam é uma pesquisa nacional de saúde mental da população em geral e da população universitária brasileira, considerando não apenas estudantes, mas também os trabalhadores das Universidades. O professor Lauro foi convidado a participar dessa pesquisa como representante da FURG pela equipe dos professores Flavio Kapczinski (UFRGS) e Raquel De Boni (Fiocruz).

A Secaid é articuladora das propostas de reposta da Universidade aos dados da pesquisa, através da Comissão Especial de Saúde Mental. Esta comissão tem a atribuição de construir a Política de Saúde Mental da FURG e o Plano de Trabalho para a sua efetivação. Considerando o destaque dos dados apresentados, foi proposto que a Comissão também atue na formulação de um plano emergencial de atenção em saúde mental na FURG.

A professora Suzane Gonçalves tem, na constituição de uma Política de Saúde Mental, que se materialize em ações institucionais integradas, uma grande meta para o ano de 2025.

A Prae e a Progep já têm realizado ao longo dos anos várias ações e iniciativas relacionadas à promoção da saúde mental e qualidade de vida da comunidade universitária, e têm sido desafiadas a responder a demandas crescentes de atendimento em saúde mental.

A proposta da Secaid é integrar e amplificar as ações já realizadas, bem como fomentar e articular o desenvolvimento de novas propostas, que construam-se coletivamente sob a perspectiva do bem-viver e da saúde psicossocial e integral da comunidade acadêmica da FURG.