INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR

Processos seletivos específicos têm inscrições prorrogadas até o dia 24 de outubro

Há vagas para quilombolas e indígenas e para o curso de Educação do Campo

As inscrições para processos seletivos específicos na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) foram prorrogadas e podem ser feitas até o dia 24 de outubro. Com vagas na graduação destinadas a indígenas e quilombolas, os processos integram o Programa de Ações Afirmativas da universidade.

Notícias Relacionadas
A FURG também prorrogou até o dia 24 as inscrições para o curso de Educação do Campo, que tem como público prioritário pessoas que vivem no meio rural. Ofertado em São Lourenço do Sul, o curso tem um regime de alternância entre o tempo-escola, em que os alunos concentram 15 dias de estudo na universidade, e o tempo-comunidade, em que retornam para as atividades no campo. O curso também é aberto a demais interessados.

As inscrições para os processos devem ser feitas no site da Coperse.

O processo de seleção

As provas para a seleção de quilombolas e indígenas serão realizadas no dia 24 de novembro nos municípios de Rio Grande, Mostardas, Passo Fundo e São Lourenço do Sul. Já para o curso de Educação do Campo, a prova será no dia 1º de dezembro em São Lourenço do Sul, Canguçu e Camaquã.

As vagas para quilombolas e indígenas

Para candidatos indígenas, há oferta de dez vagas em diferentes cursos de graduação. No Campus Carreiros, em Rio Grande, há uma vaga para cada um dos cursos a seguir:
- Administração
- Artes Visuais (Licenciatura)
- Direito (uma vaga para o curso noturno, outra para o diurno)
- Educação Física
- Enfermagem
- História (Licenciatura)
- Medicina
- Psicologia
Para o Campus São Lourenço do Sul há uma vaga para o curso de Gestão Ambiental.

Dez outras vagas estão disponíveis para o ingresso de estudantes quilombolas. No Campus Carreiros, há uma vaga para os seguintes cursos:
- Ciências Biológicas (Licenciatura)
- Ciências Contábeis
- Direito (noturno)
- Educação Física
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Medicina
- Pedagogia
- Psicologia
Para o Campus São Lourenço do Sul há uma vaga para o curso de Agroecologia.