MELHORIAS

Presidente da Ebserh entrega obras de ampliação no HU-Furg

Com a nova estrutura, o Almoxarifado dobra sua capacidade de armazenamento

Foto: Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh
Reitora e convidados abrem o laço de uma faixa no novo Almoxarifado do Hospital Universitário.

Na última quarta-feira, 5, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da FURG (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu o presidente da Ebserh, Oswaldo de Jesus Ferreira, e os diretores de Atenção à Saúde, Giuseppe Cesare Gatto, e de Administração e Infraestrutura, Erlon César Dengo. Essa é a primeira visita do presidente, que assumiu em fevereiro deste ano, tendo como objetivo conhecer a infraestrutura do HU-Furg.

Notícias Relacionadas

Os visitantes foram recepcionados pela superintendente Sandra Crippa Brandão e pelos os gerentes de Atenção à Saúde (GAS), Fábio de Aguiar Lopes, de Ensino e Pesquisa (GEP), Marilice Magroski Gomes da Costa, e Administrativa (GAD), Tomás Dalcin. Após, realizaram reunião e visita técnica às unidades administrativas e assistenciais do HU. Ainda pela manhã, os representantes da Rede Ebserh estiveram reunidos com a reitora da FURG, Cleuza Sobral Dias, e a governança do HU.

Durante a tarde, foi realizada a solenidade de entrega da ampliação do Almoxarifado do HU-Furg.  A obra foi realizada com recurso financeiro, R$ 485 mil, repassado pelo Ministério Público Federal (MPF) – resultado de um acordo judicial que permite que multas sejam revertidas ao Hospital. O contrato para realização da obra foi assinado em 14 dezembro de 2018, entre a Fundação de Apoio ao Hospital de Ensino do Rio Grande (FAHERG) e a empresa especializada que realizou a ampliação do almoxarifado. A execução do projeto foi fiscalizada pelas Divisões Administrativa Financeira (DAF) e de Logística e Infraestrutura Hospitalar (DLIH).

Na solenidade, a superintendente do HU-Furg destacou o apoio recebido pelo MPF e que possibilitou a ampliação da área, com a entrega de placas de agradecimento à procuradora da República em Rio Grande, Anelise Becker, e ao juiz federal da 2ª Vara Federal do Rio Grande, Gessiel Pinheiro de Paiva. Sandra ressaltou a importância da obra, dizendo que "muitas vezes as obras dos hospitais são focadas na área assistencial, mas essa obra proporcionou a ampliação de uma área que estava defasada. São melhorias que serão sentidas em todo o Hospital, pois agora os insumos passam a ser armazenados em um local adequado, com uma nova forma de organização e controle".  Ela, ainda, enfatizou que a universidade aderiu à Ebserh e hoje realizam uma gestão compartilhada no HU-Furg, mantendo o atendimento à população via Sistema Único de Saúde (SUS) e possibilitando o ensino e a pesquisa. Na sequência, a procuradora da República em Rio Grande, Anelise Becker, expressou sua "satisfação em poder acompanhar e participar, de alguma forma, na qualificação dos serviços que vêm sendo prestados pelo nosso HU".

Em sua fala o presidente da Ebserh agradeceu a cordial acolhida em Rio Grande, expressou sua alegria em participar da solenidade e enfatizou que "a Ebserh é coadjuvante, pois desempenha o papel de apoiar a gestão e de proteger, fazendo o bem. E, eu não tenho dúvida nenhuma de que os Hospitais Universitários cumprem muito bem essa tarefa, apesar de todas as dificuldades que possam incidir em seu trabalho. A Ebserh faz seu trabalho de maneira a oferecer melhores condições aos colaboradores e ter, na sociedade, uma resposta positiva".  Oswaldo ainda ressaltou a importância da parceria estabelecida entre HU e MPF, "pois deu a essa unidade hospitalar melhores condições de cumprir sua tarefa", e a permanente responsabilidade da FURG com o HU "todos os 40 hospitais são das Universidades e compete à Ebserh a gestão".  Já a reitora da FURG demonstrou sua gratidão ao MPF pela "consideração em perceber que o HU seria um espaço adequado para receber este investimento que, com certeza, qualifica a nossa estrutura administrativa, dando melhores condições de trabalho aos nossos colaboradores e de atendimento à população". Cleuza ainda ressaltou a importância do acordo firmado com a Ebserh para a gestão do HU, que tem possibilitado crescimento e qualificação ao Hospital. Também estiveram presentes na solenidade, a governança e trabalhadores do HU-Furg; os diretores da Ebserh, bem como representantes da FURG, do MPF, da Secretaria de Município da Saúde e a imprensa.

Sobre o Almoxarifado HU-Furg

A obra de ampliação do Almoxarifado é uma demanda antiga. O serviço foi criado em uma pequena sala dentro do próprio Hospital, passando, em seguida, para o anexo do Ambulatório, com estantes térreas doadas pela FURG, o que melhorou sua organização. Desde 2011, existe a necessidade de ampliação de sua estrutura física, devido ao aumento no atendimento assistencial no HU. Com isso, a gestão da época trabalhou em um projeto, baseado em estruturas modernas e eficientes adotas em hospitais que são referência no Rio Grande do Sul.  Ao longo dos anos foram buscados recursos financeiros, mas somente em 2018, a ampliação foi viabilizada com os recursos provenientes do Ministério Público Federal (MPF). 

Com a obra, a área de armazenagem do Setor de Suprimentos, antes com 307m², ocupando apenas um pavimento, passou para 620m², em três pavimentos (implementação de dois andares de mezanino – plataformas suspensas) e com elevador de carga, permitindo a melhor armazenagem dos insumos. Anteriormente, o HU-Furg necessitava descentralizar parte de seu armazenamento para estruturas adjacentes, em caráter temporário, de forma a conseguir organizar melhor o estoque. Com a nova estrutura, o armazenamento fica concentrado no mesmo espaço, em instalações adequadas e que permitem maior controle e segurança dos itens. Além disso, foi realizada a readequação de parte da estrutura do Almoxarifado para armazenar medicamentos que necessitam de refrigeração. Para isso, foram adquiridos equipamentos para controle de temperatura e de umidade, totalizando de 60m². Também, foi feita a reforma geral no sistema de iluminação de toda a estrutura do Almoxarifado.

De acordo com o chefe do Setor de Suprimentos, Endrigo Egues da Silva, "com a obra de ampliação do Almoxarifado, foi dobrada a capacidade de armazenagem, assim, possibilitando a centralização dos insumos no Almoxarifado (material hospitalar, medicamentos, material de expediente e de higienização). Com a nova estrutura, é possível armazenar os itens de maneira mais organizada, facilitando a reposição dos estoques, controle de lotes e validades, também agilizando a separação e a distribuição dos materiais/medicamentos para as unidades internas do Hospital".

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Visita FURG

A convite da reitora Cleuza Maria Sobral Dias, o presidente e diretores da Ebserh também visitaram o Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar) e as dependências da Estação de Apoio Antártico (Esantar), assim como a estrutura do campus Carreiros da FURG.

 

Galeria

Reitora e convidados abrem o laço de uma faixa no novo Almoxarifado do Hospital Universitário.

Presidente da Ebserb visita a universidade e entrega obras no Hospital Universitário

Foto: Assessoria de Comunicação do HU-Furg/Ebserh