Mulheres que atuam na linha de frente da Covid-19 em Rio Grande escreveram suas histórias, que foram contadas em vídeo por servidoras da FURG. A iniciativa resultou na série de vídeos “Por trás da máscara” lançada ao longo de março, dentro da programação do Março Lilás. A ação dá visibilidade a narrativas de representantes das equipes de profissionais da saúde do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU FURG/Ebserh), da Santa Casa e da Ala Covid da Unimed.
Secom lança vídeo sobre como recuperar senha no Sistemas FURG; confira.
Programa Socializando a Leitura é homenageado pelo Instituto Afro Cultural Educacional Mães Negras
Professora aposentada relembra trajetória no Imef na sexta carta da ação “Instituições São Pessoas”
Ir além das palmas, honrar histórias de mulheres na saúde, contando dos desafios da profissão é o objetivo central do “Por trás das máscaras” e, para a coordenadora, a contribuição do projeto às lutas pelos direitos das mulheres. “Uma das profissionais que atua na Santa Casa, conta que precisou lidar com a perda do companheiro. Ela o perdeu para a Covid. E sabe o que deu forças pra continuar? O desejo de seguir cuidando de seus pacientes e vê-los voltando para suas famílias”, diz. “Percebo que além de homenageá-las, também fica o alerta para não cairmos na armadilha de naturalizar o momento, o isolamento, a pandemia. Precisamos lembrar que existem vidas que estão lá dentro destes espaços por todos nós, mas que têm histórias, [têm] famílias, e que estão cansadas. É hora de cuidarmos delas, nos cuidando”, considera Gabrielli.
Um pouco da vivência e da rotina de recepcionistas, de auxiliares de higienização, de técnicas de enfermagem, de enfermeiras e de médicas pode ser visto nos 12 episódios disponíveis no canal da FURG no YouTube.