ECONOMIA FAMILIAR

Com apoio técnico da Ineesol, Feira Estadual da Reforma Agrária inicia nesta terça, 6

Evento se estende até quinta-feira, 8, em Pontão/RS

A Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária (Ineesol) da FURG, é responsável por prestar apoio técnico à Feira Estadual da Reforma Agrária, evento construído pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra do Rio Grande do Sul (MST-RS) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Notícias Relacionadas
O evento inicia nesta terça-feira, 6, e se estende até quinta-feira, 8, no assentamento 16 de Março, em Pontão/RS. Os objetivos principais são compreender os atuais desafios da questão agrária gaúcha e a luta pela terra frente a ofensiva do capital financeiro na agricultura; identificar os impactos da crise climática na agricultura gaúcha e na produção das famílias assentadas e como enfrentá-los; informar as diversas políticas e programas públicos do novo governo para as áreas econômicas, sociais, culturais e formativas para a reforma agrária; e analisar o estágio atual socioeconômico e organizativo das cooperativas da reforma agrária.

Estão previstos painéis, debates em grupos, plenárias e místicas. No espaço do evento, também será montada uma Feira dos Produtos da Reforma Agrária. Os principais temas abordados serão: 1) A questão agrária e os desafios da luta pela terra e os desafios na organização da produção nos assentamentos no RS; 2) Sucessão familiar: desafios e perspectivas; papel das cooperativas frente a reforma agrária popular e as estratégias de desenvolvimento dos assentamentos e a sucessão familiar; 3) Promoção e acesso das políticas públicas e a intercooperação na comercialização pelas cooperativas; 4) Política de formação nas cooperativas e a política de formação para a gestão e para a equidade de gênero e geracional; e 5) As formas de organização do quadro social das cooperativas e sua relação com a organização dos assentamentos.

Presença da Ineesol

A Ineesol realizará um levantamento socioeconômico junto aos expositores e expositoras presentes na parte da feira, com o objetivo de construir um mapeamento sobre a forma de trabalho e organização, e aspectos sobre a inserção das políticas públicas junto às agricultoras e os agricultores familiares. A incubadora também participará dos debates propostos e promoverá a realização de uma oficina.

Outros eventos

Além da Feira Estadual da Reforma Agrária, recentemente a Ineesol foi responsável por organizar a 16ª Feira da Uva e da Agricultura Familiar, em Sarandi; e a 1ª Feira Estadual da Agricultura Familiar de Capão da Canoa. A incubadora também ficará incumbida pela realização da 34ª Festa Nacional da Uva e Feira Agroindustrial de 15 de fevereiro a 3 de março, em Caxias do Sul.

Conheça mais sobre a incubadora

Institucionalizada como programa de extensão em 2018, a Ineesol atua nos campi de São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha, sendo vinculada ao Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac).

A equipe é formada por estudantes e professores de diversos cursos de graduação e pós-graduação da universidade. O objetivo é fortalecer a economia solidária dos municípios de São Lourenço do Sul, Santo Antônio da Patrulha e região, visando auxiliar os empreendimentos que já existem e incentivando a criação de novas iniciativas, sem deixar de lado valores como o desenvolvimento sustentável, o respeito à diversidade, o fortalecimento da democracia, a autogestão e a oposição à exploração do trabalho.


Programação da Feira Estadual da Reforma Agrária

 

Galeria