ECONOMIA SOLIDÁRIA

Ineesol é responsável pela organização da 16ª Feira da Uva e da Agricultura Familiar em Sarandi

Evento acontece de 19 a 21 de janeiro

Em articulação com a Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), a Incubadora de Empreendimentos de Economia Solidária (Ineesol) da FURG será responsável pela organização da 16ª Feira da Uva e da Agricultura Familiar. O evento inicia nesta sexta-feira, 19, e vai até domingo, 21, no município de Sarandi, situado na região norte do Rio Grande do Sul. 

Notícias Relacionadas
Na feira, serão comercializados produtos coloniais e de agroindústrias, artesanatos, plantas e comidas típicas. A programação (disponível abaixo, na íntegra) também conta com shows, apresentações culturais, palestras e passeios turísticos.

Expectativas para o evento

Essa é a primeira atuação da Ineesol na região. Para as coordenadoras da incubadora, Liandra Caldasso e Márcia Umpierre, a expectativa é de muito aprendizado e troca com a comunidade de Sarandi, de municípios vizinhos e com os agricultores e agricultoras familiares. “Estamos estabelecendo uma parceria com a Fetraf-RS desde a Expointer. A ideia é conhecer as demandas da região, ver as possibilidades de atuação e após o evento poder atender na medida do possível essas demandas, em parceria com outras incubadoras da Rede de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs), da qual a Ineesol é integrante, assim como o Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (Nudese)”, explicam.

A Ineesol terá um espaço institucional junto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) durante a feira, onde serão distribuídos materiais sobre a FURG, os cursos dos campi e as ações desenvolvidas pela incubadora. Também será feito um levantamento socioeconômico junto aos expositores e expositoras do evento, com o objetivo de construir um mapeamento sobre a forma de trabalho e organização, e aspectos sobre a inserção das políticas públicas junto às agricultoras e os agricultores familiares.

Para as coordenadoras, o trabalho que está sendo construído com o MDA tem sido fundamental. “Os ministérios têm muitas demandas para atuação em todos os estados do nosso país. E quando um ministério entende o papel das universidades públicas e as vê como parceiras, além de fomentar o trabalho e a atuação da extensão universitária possibilitando a atuação dos estudantes dos nossos cursos a ter uma relação direta com as agriculturas e com os agricultores - o que é fundamental para a sua formação - ainda evidencia as questões das pessoas que estão no campo. Assim, entendemos que essa aproximação é uma relação de ganho mútuo, com muito conhecimento, muitas trocas e o principal, possibilita atender as demandas de quem efetivamente produz a nossa comida”.

Próximas feiras

Além da 16ª Feira da Uva e da Agricultura Familiar, a Ineesol será responsável por organizar outras três feiras no primeiro trimestre de 2024: 1ª Feira da Agricultura da Familiar de Capão da Canoa, de 31 de janeiro a 4 de fevereiro; a Feira Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) em Pontão, de 6 a 8 de fevereiro; e a 34ª Festa Nacional da Uva e Feira Agroindustrial de 15 de fevereiro a 3 de março, em Caxias do Sul.

Recentemente, também foi firmada uma parceria com a coordenação da Secretaria de Comunicação (Secom) da FURG para divulgação das atividades da Ineesol durante o verão. “O papel da Secom será muito importante na divulgação das atividades tanto da feira de Sarandi, quanto nas demais feiras, pois entendemos que auxiliar na divulgação do trabalho das agricultoras e dos agricultores familiares é um passo importante para cada vez mais esses trabalhadores e os seus modos de vida e produção sejam reconhecidos e valorizados pela sociedade no seu papel de fornecer alimentos saudáveis e nutritivos”.

Programação da 16ª Feira da Uva e da Agricultura Familiar de Sarandi

Sexta-feira - 19/01
10:00 - Início das vendas
18:30 - Abertura oficial
19:30 - Show com Emanuel Tolotti e Banda
21:00 - Encerramento das vendas

Sábado - 20/01
07:30 - Saída para o roteiro Turístico - visita às propriedades com café da manhã nos parreirais
08:00 - Abertura das vendas
10:00 - Painel, Gestão da propriedade e sucessão das propriedades
11:00 - Painel, Fruticultura: Mercado, desafios e possibilidades
12:00 - Almoço
14:00 - Visita ao pomar demonstrativo do Centro de Ensino Superior Riograndense de Sarandi
17:00 - Show com a banda Estella di Pietra
21:00 - Encerramento das vendas

Domingo 21/01
08:00 - Abertura das vendas
09:00 - Painel Saúde e Bem estar com Aula de YOGA na praça
16:00 - Show Banda Alto Astral
19:00 -Fechamento da Feira